As Forças Armadas americanas estão enviando caças, provavelmente modelos avançados F-35, para a base que mantêm no norte da ilha ártica.
A movimentação ocorre ao mesmo tempo em que países europeus aliados de Washington na Otan enviaram soldados e equipamento militar para um exercício organizado na última hora, visando mostrar ao americano que o continente tem capacidade de defender o território autônomo da Rússia.
O envio dos caças dos EUA foi anunciado pelo Norad (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, no acrônimo em inglês) nesta segunda-feira (19). A entidade reúne o país e o Canadá na defesa do flanco norte das Américas, basicamente rastreando eventuais ataques nucleares e intrusões de aeronaves rivais.
O Norad fez questão de ressaltar que tal operação é rotineira e está sendo feita em colaboração com as forças de Copenhague, citando que o governo da Groenlândia também foi avisado. De fato, de tempos em tempos tais manobras ocorrem, usualmente para treinar interceptação de aviões hostis no Ártico.
Isso dito, o "timing" da medida chama a atenção. Não foram divulgados números de caças e pessoal envolvidos na missão, mas ela vai ocorrer justamente quando a Europa se digladia para dizer a Trump que não aceita a ideia da tomada da Groenlândia.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação