
Magistrada é afastada por suspeita de favorecer o marido, acusado de matar a ex-mulher
24/01/2026 às 14:15 Ler na área do assinante
A Justiça acaba de afastar uma magistrada suspeita de ter influenciado decisões judiciais em favor do marido. Trata-se da juíza Maria das Graças Gomes da Costa, da Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis (MT).
Ela teria atuado para influenciar decisões judiciais no processo de guarda da enteada. Seu marido é Antenor Alberto de Matos Salomão, réu pelo feminicídio da mãe da criança, assassinada em janeiro de 2023.
A juíza é alvo de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). No procedimento instaurado, há indícios de que ela tenha agido para "impedir o cumprimento de determinação judicial que concedeu a guarda da menor à avó materna", chegando a levar a criança para outro local.
A magistrada "teria, inclusive, assumido temporariamente a guarda da menor, o que, somado a outras circunstâncias, levanta dúvidas quanto à observância dos deveres de imparcialidade e de independência funcional no exercício da jurisdição", diz trecho do processo administrativo.
Ainda segundo o PAD, a denúncia instaurada revelou "indícios relevantes" de que a juíza tenha atuado de maneira próxima à conselheira tutelar envolvida no caso, com o fornecimento de informações privilegiadas ao seu companheiro.
O CNJ, por meio do ministro Mauro Campbell Marques, ressaltou que o Ministério Público também alega que a juíza teria emprestado sua arma de fogo ao marido quando ele já cumpria prisão domiciliar.
A Polícia Civil informou, à época do feminicídio, que Antenor estava em uma briga judicial em relação à guarda da filha com a mãe, Leidiane Sousa Lima, de 34 anos. O crime, contudo, teria sido motivado pelo fato do acusado ainda ter um "sentimento amoroso" pela vítima.
Leidiane foi morta a tiros em Rondonópolis quando saía de casa para trabalhar. Um homem em uma moto se aproximou e efetuou os disparos, e ela morreu no local.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!









