Sem moral para vestir a farda, Mauro Cid se aposenta do Exército

Ler na área do assinante

O Exército Brasileiro autorizou a aposentadoria antecipada do tenente-coronel Mauro Cid, de 46 anos, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro e condenado por envolvimento na alegada trama de golpe. A decisão foi formalizada na noite de terça-feira (27) pelo comandante da Força, general Tomás Paiva, e prevê a saída definitiva do militar do serviço ativo no próximo dia 31 de janeiro.

A medida foi antecedida por um parecer técnico elaborado por uma comissão interna do Exército e encaminhado na última semana ao comando. No documento, os integrantes recomendaram a transferência antecipada de Mauro Cid para a reserva, entendimento que acabou sendo confirmado com a assinatura do comandante do Exército.

Cid foi condenado a dois anos de reclusão, em regime aberto, por participação no núcleo central da suposta tentativa de golpe. Apesar disso, seus advogados atuam no Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja reconhecido o cumprimento integral da pena. A defesa sustenta que o militar já ultrapassou o período de dois anos de restrições, somando o tempo em prisão preventiva e o período em que esteve submetido ao uso de tornozeleira eletrônica. O pedido ainda aguarda decisão do ministro Alexandre de Moraes.

A passagem para a reserva ocorreu por meio da chamada cota compulsória, mecanismo que permite a aposentadoria antes do tempo mínimo regular, com pagamento proporcional ao período de serviço prestado. Mauro Cid acumula 29 anos e 11 meses de carreira, pouco mais de um ano abaixo dos 31 anos exigidos para a aposentadoria integral. Na prática, a redução nos vencimentos tende a ser considerada limitada.

Mesmo fora da ativa, o ex-ajudante de ordens continuará tendo acesso a alguns benefícios previstos na carreira militar, como o recebimento de uma ajuda de custo equivalente a oito salários. Em contrapartida, deverá desocupar o imóvel funcional em que reside em Brasília, com prazo de até 90 dias para efetuar a mudança.

Pessoas próximas afirmam que Mauro Cid ainda não definiu onde pretende morar após a aposentadoria. Ele possui familiares tanto na capital federal quanto no Rio de Janeiro e aguardava a decisão do Exército para organizar seus próximos passos. Com a ida para a reserva, também passa a ter autorização para exercer atividades profissionais fora da carreira militar e avalia atuar como consultor na área de assuntos militares.

No contexto do acordo de delação firmado, Mauro Cid e seus familiares teriam direito à proteção da Polícia Federal. No entanto, o militar optou por recusar o benefício no fim do ano passado, por entender que não corre mais riscos. A PF chegou a sugerir sua inclusão no programa de proteção a testemunhas, alternativa que contou com o aval da Procuradoria-Geral da República e foi apresentada ao STF. Ainda assim, Cid mantém a decisão de rejeitar a medida, sustentando que sua segurança não está ameaçada.

Pelo visto, Cid sentiu - certamente ao ver a reação de seus colegas - que não tem mais moral para vestir a farda... Triste fim.

A cruel, absurda e desumana perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro e seus aliados não tem fim! Tudo leva a crer que, em breve, o pior pode acontecer! Querem tirar a vida dele e esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", a verdade não vai morrer. Tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil.

O livro, que na verdade é um "documento", já se transformou em um arquivo histórico, devido ao seu corajoso conteúdo. São descritas todas as manobras do "sistema" para trazer o ex-presidiário Lula de volta ao poder, os acontecimentos que desencadearam na perseguição contra Bolsonaro e todas as 'tramoias' da esquerda. Eleição, prisões, mídia, censura, perseguição, manipulação e muito mais... Está tudo documentado. Obviamente, esse livro está na "mira" da censura e não se sabe até quando estará a disposição do povo brasileiro... Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

da Redação