Enfim, surge o teor da conversa de Lula com Toffoli sobre o caso Banco Master

Ler na área do assinante

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, detalhou o teor de uma conversa entre Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, relator do caso envolvendo o Banco Master. 

O encontro ocorreu durante um almoço realizado em dezembro do ano passado.

Segundo o ministro, Lula transmitiu a Toffoli uma mensagem de caráter institucional, destacando a relevância do momento para as instituições brasileiras.

“O presidente deu um recado conceitual de que nós temos a oportunidade de fazer um trabalho bem-feito, de entregar para o país, um país melhor. Deu vários exemplos desse trabalho que a polícia (Federal), o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e o Ministério Público estão fazendo conjuntamente”, afirmou Haddad.

Na avaliação do titular da Fazenda, a forma como o STF conduzir o caso do Banco Master pode fortalecer a imagem da Corte perante a sociedade. Ele lembrou que a liquidação extrajudicial da instituição financeira foi determinada pelo Banco Central (BC) em 18 de novembro de 2025 e classificou o episódio como sensível.

“É uma questão interna do STF, que, conforme eu disse, pode sair grande desse episódio todo, se agir com a altivez que o caso merece, porque é um caso grave”, frisou.

Haddad também comentou a atuação do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. De acordo com o ministro, diversas pessoas teriam sido enganadas ao confiar na imagem de um empresário em ascensão.

“Tem muita gente de boa-fé que foi envolvida. Imaginava que ali se tratava de um grande empresário, um banqueiro emergente. O cara [Vorcaro] levou muita gente no bico. Quem agiu de má-fé tem de responder”, declarou.

A liquidação do Banco Master provocou impacto significativo no sistema financeiro, levando o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) a desembolsar cerca de R$ 40,6 bilhões para ressarcir credores da instituição.

O deputado Nikolas Ferreira conquistou o objetivo da caminhada...Fez o Brasil todo parar e olhar o apelo por Justiça e liberdade dos presos políticos do país, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro. Sua luta a partir de hoje será ainda maior... O "sistema" não vai descansar nas tentativas de silenciá-lo.

O povo, mais do nunca, precisa estar ao lado de Nikolas nesse momento. Eis uma maneira de você apoiar Nikolas Ferreira neste momento de luta e superação. Compre o seu livro "O Cristão e a Política: Descubra como vencer a guerra cultural". Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-cristao-e-a-politica-descubra-como-vencer-a-guerra...

Vale a pena o investimento!

da Redação