
Ícone histórico do motocross brasileiro sofre acidente e morre
01/02/2026 às 18:01 Ler na área do assinante
O motociclismo brasileiro perdeu neste sábado (31) um de seus maiores nomes. Milton “Chumbinho” Becker, referência absoluta do motocross nacional e dono de 27 títulos brasileiros na modalidade, morreu aos 56 anos após sofrer um grave acidente na rodovia SC-305, no município de Campo Erê, no Oeste de Santa Catarina.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, Chumbinho conduzia uma motocicleta Yamaha MT-09 Tracker quando perdeu o controle, saiu da pista e caiu em uma ribanceira às margens de uma ponte. As equipes de resgate foram acionadas, mas, ao chegarem ao local, constataram que o piloto já estava sem vida.
A morte foi confirmada nas redes sociais por Elton Becker, irmão de Chumbinho, também ex-piloto profissional e campeão de motocross. A despedida do multicampeão ocorre neste domingo (1º), com cerimônia iniciada às 13h, no Complexo Oktoberfest, em Itapiranga, cidade vizinha àquela onde ocorreu o acidente.
Em uma homenagem emocionada, Elton Becker lamentou a perda do irmão e relembrou a trajetória construída juntos dentro e fora das pistas.
“Perdi meu irmão, meu amigo, meu ídolo, minha referência. Parte de quem eu sou foi construída ao teu lado, aprendi tanto contigo dentro e fora das pistas. A gente disputava, mas também se ajudava, coisas de irmãos, “dos irmãos Becker”, Que dor eu sinto meu Deus!!! Te amarei pra sempre Chumbo, já sinto tanta saudade de ti. Vai em paz meu querido, obrigado por tudo @chumbinhobecker”.
A Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) também se manifestou na manhã deste domingo (1º), publicando uma nota oficial em que destacou a importância de Chumbinho para o esporte e o classificou como “um dos maiores ícones da história do esporte sobre duas rodas no Brasil”.
“Chumbinho foi um piloto extraordinário, cuja trajetória se confunde com a própria evolução do motocross nacional. Dono de um currículo repleto de títulos brasileiros e internacionais, ele se destacou não apenas pela velocidade, mas pela longevidade e pelo profissionalismo que serviram de exemplo para diversas gerações de atletas”, afirmou a entidade.
Natural de Itapiranga, no Oeste catarinense, Milton Becker construiu uma carreira marcada pela regularidade e pelo alto nível técnico. Antes de anunciar a aposentadoria, em 2018, após mais de três décadas dedicadas às competições, acumulou mais de 70 títulos oficiais, incluindo 27 campeonatos brasileiros de motocross e supercross, nove títulos catarinenses, dois paranaenses e dois mato-grossenses.
Sobre as circunstâncias do acidente, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) informou que a principal suspeita é de excesso de velocidade aliado às más condições da via. No trecho onde ocorreu a queda, o limite máximo permitido é de 40 km/h.
Em sua nota oficial, a CBM ressaltou ainda o legado deixado pelo piloto.
“Sua partida deixa um vazio imenso nas pistas. Chumbinho será lembrado para sempre como um competidor incansável e um embaixador do motociclismo, cujo legado continuará a inspirar todos que buscam a excelência no esporte.”
O deputado Nikolas Ferreira conquistou o objetivo da caminhada...Fez o Brasil todo parar e olhar o apelo por Justiça e liberdade dos presos políticos do país, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro. Sua luta a partir de hoje será ainda maior... O "sistema" não vai descansar nas tentativas de silenciá-lo.
O povo, mais do nunca, precisa estar ao lado de Nikolas nesse momento. Eis uma maneira de você apoiar Nikolas Ferreira neste momento de luta e superação. Compre o seu livro "O Cristão e a Política: Descubra como vencer a guerra cultural". Basta clicar no link abaixo:
Vale a pena o investimento!









