Justiça falha, não oferece proteção, e agricultora é assassinada pelo ex-marido na presença do pai
02/02/2026 às 08:19 Ler na área do assinanteMarlei de Fátima Froelick, 53 anos, foi assassinada a tiros pelo ex-companheiro - Waldir Abling, de 57 anos - na manhã de quinta-feira (29), em Novo Barreiro, no Norte do Rio Grande do Sul. Um município de apenas 4,2 mil habitantes.
Marlei é lembrada por amigos e parentes como uma agricultora trabalhadora que adorava os animais.
Para o amigo Wilmar Zwirtes, Marlei enviou, momentos antes de ser assassinada, um áudio pedindo para que cuidasse de seus animais, relatando que teve problemas em casa.
“Eu te explico bem quando puder te ligar. Tratem bem tratado uma vez por dia os porcos e os cachorros”, disse ao amigo a agricultora, preocupada.
Ela foi morta ao buscar seus pertences no local que dividia com o ex-companheiro — a vítima planejava ficar na casa de seu filho. O crime foi presenciado pelo pai de Marlei, Abílio Frolick, e pela tia dela.
A vítima já tinha pedido proteção no início do mês, dia 12 de janeiro, alegando que o ex-companheiro tinha uma arma e havia ameaçado ela de morte. Mesmo com as informações, a medida protetiva foi negada.
Na justificava do indeferimento, o juiz alegou que era um "mero descontentamento" por parte da mulher e que havia uma disputa patrimonial, não sendo competência do juizado de violência doméstica.
Um dia antes do feminicídio, a medida protetiva, solicitando que Waldir Abling saísse da propriedade, foi aprovada pela Justiça.
“Já faz dias que ele (Waldir) me disse: ‘Ela não escapa, eu mato ela igual, se eu quero matar, eu mato igual’ — lembrou o pai da vítima.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação