Direita obtém nova vitória na América, desta vez no 1º turno. O mundo segue endireitando...
02/02/2026 às 06:09 Ler na área do assinanteA candidata Laura Fernández, do Partido Soberano do Povo (direita), apoiada pelo presidente Rodrigo Chaves, venceu as eleições presidenciais da Costa Rica ainda no primeiro turno, segundo a apuração de mais de 80% das urnas pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE).
Ela somou 48,94% dos votos, à frente de Álvaro Ramos, do PLN (centro-direita), com 33,02%, e de Claudia Robles, da Agenda Cidadã (esquerda), que obteve 4,72%. A abstenção foi de 30,67%.
Fernández governará o país entre 2026 e 2030, sucedendo Chaves, impedido de disputar a reeleição pela Constituição. A participação eleitoral foi de 66,96%, com cerca de 3,7 milhões de eleitores aptos.
Ao ultrapassar o mínimo de 40% dos votos válidos, a candidata evitou a necessidade de um segundo turno.
Na eleição legislativa, projeções apontam 30 cadeiras para o PPSO e 18 para o PLN na Assembleia Legislativa, que possui 57 assentos.
A campanha teve como foco a segurança pública, com propostas de endurecimento das leis, reformas institucionais e medidas econômicas.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação