Os ecochatos do aquecimento global que somem no resfriamento global
02/02/2026 às 18:54 Opinião
Onde estão os ecochatos que não aparecem no resfriamento global, mas na primeira oportunidade, lá vem eles com o aquecimento global?
Abro essa discussão apenas para reflexão dos incautos e doutrinados pelo medo e pela ignorância.
Há 6 dias, o mundo viu a maior nevasca em 120 anos em Nova York/EUA, que até o último levantamento, deixou pelo menos 30 mortos.
Veja na matéria da CNN:
Onde estão os ecochatos?
Mantenedores da narrativa do aquecimento global, sob o manto da falsa defesa do planeta, a imprensa velha e canalha continua a patrocinar uma hipocrisia que nunca é colocada em debate. Os opositores da tal narrativa, muitos gabaritados pela ciência e com argumentos de alto nível de compreensão, nunca são convidados para explicar a posição deles.
O Grupo Globo (Tv Globo, G1, GloboNews), entre outras mídias do consórcio, levantaram manchetes sobre o uso de neve artificial nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno a ser realizado em Milão-Cortina/Itália.
E eles não tem pudores para publicar em letras garrafais que o “Aquecimento Global” é o culpado pela escassez da neve.
Sem me aprofundar muito, podemos afirmar que em 1964, os Jogos Olímpicos de Inverno, em Innsbruck na Áustria, e em 1980 na Vila de Lake Placid em Nova York, nos Estados Unidos, viveram o mesmo problema da falta de neve. Ou seja, respectivamente, há 62 anos e há 46 anos, o clima não favoreceu os jogos por falta de neve. E naquele tempo não se falava em Aquecimento Global. E em 1980, pela primeira vez, a tecnologia da produção de neve artificial foi utilizada.
Desde o final do século XIX, por volta de 1856 até meados da década de 1980, o assunto climático era discutido apenas no circuito das comunidades acadêmicas, com questões como expansão de gases, depois veio o efeito estufa, avançando-se para discussão da queima de combustíveis fósseis, etc., etc., etc.
E foi a partir do início da década de 1990 que começaram a surgir os ecochatos e as narrativas aterrorizantes de o planeta acabar, que a ação do homem vai matar a vida na terra, enfim… tem pano pra manga pra lá de metro para debater.
Ouça o professor Luiz Carlos Molion a respeito e reflita sobre o tema.
Mas, neste minifúndio, quero colocar a imprensa em palpos de aranha com o exposto acima. Afinal, existe o Resfriamento Global também, ou não?
Alexandre Siqueira
Jornalista independente - Colunista Jornal da Cidade Online - Autor dos livros Perdeu, Mané! e Jornalismo: a um passo do abismo..., da série Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Visite:
http://livrariafactus.com.br
http://livrariafactus.com.br