A maior perseguição de cristãos da história - 2026

Ler na área do assinante

Segundo o relatório anual de 2025 da organização internacional Portas Abertas, mais de 380 milhões de cristãos enfrentaram níveis extremos de perseguição por causa de sua fé. Já no relatório de 2026, esse número subiu para 388 milhões — o maior registrado desde o início do monitoramento global.

Esse cenário se desenrola paralelamente a uma crescente tensão geopolítica no Oriente Médio.

No meu artigo de 2025, destaquei o paralelo entre o crescimento do antissemitismo e da violência contra judeus em escala global e a intensificação da perseguição e violência contra cristãos também em nível mundial. Ambos os grupos enfrentam um cenário que se aproxima de uma verdadeira catástrofe e calamidade.

Mais de 150 nações têm se posicionado contra Israel na ONU em apoio à causa palestina, muitas vezes alinhadas a uma agenda islâmica global.

Israel, cercado por países de maioria muçulmana, enfrenta o desafio constante de garantir sua sobrevivência em um ambiente marcado pela hostilidade e pela crescente polarização.

O islamismo já se consolidou como a religião mais influente do mundo, contando com o apoio de países de orientação comunista e de setores da agenda progressista nos países ocidentais de tradição judaico-cristã. Essa conjuntura frequentemente se manifesta em oposição a Israel e em defesa da Palestina, liderada pelo Hamas. Atualmente, cerca de 90% da população do Oriente Médio é muçulmana, enquanto os judeus representam apenas 3% da região, concentrando-se majoritariamente em Israel. Apesar desse desequilíbrio, tanto a ONU quanto a mídia mainstream demonstram apoio aberto às nações islâmicas, muitas das quais são responsáveis por perseguições sistemáticas contra judeus e cristãos.

É necessário compreender que os povos hostis aos judeus também se levantam contra os cristãos. Se não houver unidade entre ambos, o destino será marcado por agonia e morte.

A perseguição aos cristãos se intensifica em diversas partes do mundo. A seguir, a lista dos 10 países que mais perseguem cristãos, segundo o ranking da Portas Abertas - 2026:

1.Coreia do Norte
2. Somália
3. Iêmen
4. Sudão
5. Eritreia
6. Síria
7. Nigéria
8. Paquistão
9. Líbia
10. Irã

A lista completa dos 50 países mais hostis ao cristianismo revela um padrão preocupante, com destaque para nações de maioria muçulmana e regimes comunistas.

Os países ocidentais (judaicos-cristãos) são os países mais prósperos e desenvolvidos da terra, possuindo um alto nível no HDI (Human Development Index) da ONU, que aborda o desenvolvimento humano.

No topo do Annual Report de 2023/2024, os países que se destacaram como os mais prósperos da terra são: Islândia, Noruega, Suíça, Dinamarca, Alemanha, Suécia, Austrália, Hong Kong, Holanda, Bélgica, Irlanda, Finlândia, Singapura, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos entre muitos outros

Apesar de sua tradição judaico-cristã, muitos países ocidentais enfrentam um declínio acentuado da fé cristã, impulsionado pelo secularismo e pelo avanço do ateísmo.

A Europa, por exemplo, tem registrado o crescimento de comunidades islâmicas em diversas regiões, com relatos de aplicação da Sharia mesmo dentro de países democráticos.

Paradoxalmente, são justamente os países de tradição judaico-cristã que mais contribuem financeiramente e com ajuda humanitária para nações em crise — muitas das quais perseguem judeus e cristãos em seus territórios.

A ausência de cobertura jornalística sobre esse tema em veículos de grande circulação no Brasil é alarmante.

Este cenário evidencia que há uma agenda por trás disto, que opera em todas as mídias do país com o viés de alienar os espectadores, controlando as eleições do país e a cultura através da desinformação.

Naturalmente, se os cristãos soubessem a dimensão da perseguição comunista/islâmica, o apoio dessa classe seria maciço a Israel e a comunidade judaica.

Ao longo da minha caminhada cristã, tive contato com vídeos e imagens chocantes de cristãos sendo degolados, crucificados e até mesmo crianças queimadas vivas nos países onde há perseguição.

Surpreendentemente, esses horrores raramente são mostrados pela mídia aberta e tradicional.

Com cerca de 47,4 milhões de evangélicos, segundo o Censo 2022 do IBGE, e aproximadamente 100,2 milhões de católicos, o Brasil abriga uma das maiores populações de religiões cristãs do mundo. Ainda assim, grande parte desconhece a gravidade da perseguição religiosa em escala global, em razão da limitada difusão de informações.

Diante desse cenário, alerto para uma guerra espiritual em curso, marcada pela apostasia, pelo declínio da fé e pela ascensão de ideologias que se opõem aos valores cristãos. O chamado é claro: é hora de despertar, informar-se e posicionar-se.

Para obter o mapa dos países que mais perseguem cristãos do mundo, clique no link abaixo:

https://portasabertas.org.br/lista-mundial/paises-da-lista/

Foto de Silas Anastácio

Silas Anastácio

Fundador do Ministério Davar, desempenha papel estratégico nos bastidores da mídia evangélica. Colabora com instituições judaicas, trazendo mais de uma década de experiência no engajamento com temas relacionados a Israel e à comunidade judaica no Brasil.