
Morre frei franciscano, fundador do MST, ligadíssimo a Lula e ao PT

04/02/2026 às 06:00 Sociedade

Morreu na manhã desta terça-feira, aos 70 anos, em sua casa no Assentamento Conquista da Fronteira, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul, o frei Sérgio Antônio Görgen, frade franciscano e militante histórico e fundador do MST. O religioso foi deputado estadual pelo PT e prestador de apoio espiritual quando Lula permaneceu preso em Curitiba (PR).
Frei Sérgio ingressou ainda jovem na Ordem dos Frades Menores e construiu uma trajetória marcada pela Teologia da Libertação. Além de fundador do MST, também foi dirigente histórico do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
Sua vida na política institucional começou em 2000, quando se filiou ao PT no Rio Grande do Sul e foi eleito deputado estadual. No Parlamento, atuou em pautas como o direito à terra, o enfrentamento à fome e a defesa de políticas públicas voltadas ao campo. Em sua trajetória também recorreu diversas vezes à greve de fome como forma de protesto.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!









