Filho de ex-ditador é cruelmente assassinado
04/02/2026 às 07:20 Internacional
Procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes praticados contra a humanidade, Saif al-Islam Gaddafi, filho do ex-ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, foi cruelmente assassinado nesta terça-feira (3), na cidade de Zintan, a pouco mais de 100 quilômetros de Trípoli.
Abdullah Othman Abdurrahim, que representou Gaddafi no diálogo político mediado pela ONU para tratar do conflito líbio, anunciou a morte nas redes sociais. O portal Fawasel Media citou Abdurrahim afirmando que homens armados mataram Saif al-Islam em sua casa.
O filho de Gaddafi estava em Zintan, cidade onde ficou prisioneiro por quase seis anos após sua captura em 2011.
Desde junho de 2017, ele vivia na cidade após receber anistia de um dos governos rivais da Líbia, embora sua liberdade tenha sido sempre limitada pela presença de milícias locais que o vigiavam.
Nascido em Trípoli, em junho de 1972, Saif al-Islam era o segundo filho de Muammar Gaddafi e de sua segunda esposa, Safiya Farkash. Ele obteve um doutorado em Filosofia pela London School of Economics e, durante anos, foi considerado a figura reformista dentro do regime de Gaddafi.
O assassinato de Saif al-Islam encerra o capítulo do membro do clã Gaddafi que, por anos, foi o único a tentar um retorno à política líbia, marcando o fim de sua trajetória pública.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação