O “merecido” aumento salarial dos servidores do Congresso e a justa “folga” para cada 3 dias de trabalho
04/02/2026 às 09:22 Política
Já sei o que vocês estão pensando. Não é nada disso.
O trabalho no Congresso é tremendamente extenuante. Dar um dia de licença para cada 3 dias estafantes de trabalho é uma forma justa e correta de manter a saúde mental daqueles que mantém as nossas instituições democráticas funcionando. A democracia brasileira não merece menos do que isso.
Alguns servidores, é verdade, vão transformar essa folga em dinheiro. O salário total poderá chegar a R$ 77 mil, bem acima do teto oficial do funcionalismo. Mas quem está fazendo essa conta demonstra o seu espírito mesquinho. Querer medir o valor de nossos servidores por meras cifras monetárias demonstra a pobreza de espírito de quem faz esse tipo de avaliação. Ademais, não se trata de um “fura-teto”, mas de “verbas indenizatórias”. Quem não sabe a diferença não deveria se meter na conversa.
Essas medidas visam conter a debandada de servidores para a iniciativa privada. São muitos os que abrem mão da estabilidade e benefícios do serviço público para se aventurarem em empregos em empresas que pagam muito mais. Particularmente não conheço nenhum caso, mas devem existir, pois aumentar o salário é uma forma de reter essa mão de obra cada vez mais escassa. Basta ver o insucesso dos últimos concursos públicos.
Irmanados na aprovação, todos os partidos, do PT ao PL, apoiaram a medida. Somente PSOL e NOVO votaram contra, demonstrando a sua falta de capacidade de entendimento democrático.
Esses dias, o STF vetou uma série de benefícios para os funcionários dos Correios, que haviam sido concedidos pelo TST. O motivo, vejam só, é que a empresa está quebrada. Espero que esse mesmo STF não suspenda esses benefícios aos servidores do Congresso porque o Brasil está quebrado. Afinal, sempre tem um pouquinho mais de sangue para arrancar das veias do trabalhador brasileiro. Tudo vale a pena para manter nossas instituições democráticas em boa forma.
Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação