
Morre um líder: O agronegócio do país perde um de seus maiores nomes

05/02/2026 às 09:11 Sociedade

Faleceu na noite desta quarta-feira (4), em Rondonópolis (MT), o renomado agropecuarista Odílio Balbinotti. Com a doença de Alzheimer há alguns anos, seu estado de saúde piorou nos últimos dias e não resistiu.
Gaúcho de Gaurama, onde foi cortador de cana-de-açúcar, Balbinotti foi vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito, por dois mandatos, em Barbosa Ferraz, no Vale do Ivaí. Em 1992 mudou o domicílio eleitoral para Maringá (PR).
Proprietário das Sementes Adriana, hoje Atto, líder em sementes de soja e milheto no país, comandada pelo seu filho.
Empresário de comunicação (chegou a ter emissoras de rádio em Sarandi, São João do Ivaí, Barbosa Ferraz e Engenheiro Beltrão), em 1994 elegeu-se deputado federal pelo PDT, depois cumpriu mandatos após filiar-se ao PTB e MDB, com atuação em diversas comissões, em especial a de Agricultura, onde foi vice-presidente.
Balbinotti foi deputado nos mandatos 1995-1999 (PDT), 1999-2003 (PSDB), 2003-2007 (PSDB), 2007-2011 (PMDB), e 2011-2015 (PMDB). Há alguns anos ele mudou-se para o Mato Grosso, falecendo em Rondonópolis.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!









