desktop_cabecalho

Caitlyn Jenner ainda vai dar muito que falar.

Ler na área do assinante

Depois de passar enclausurado num corpo masculino por 65 longos anos, sem se assumir como transgênero, o ex-medalhista e atleta americano Bruce Jenner revelou finalmente ao mundo, o seu desejo contido, de se tornar mulher. Ele admitiu que levou tanto tempo para  revelar  esta realidade sua, devido ao medo de rejeição, por parte principalmente da sua família.

No entanto, tomou coragem e enfrentou algumas cirurgias, para realizar o seu sonho, que iniciaram em Março de 2015. Já passou pelas seguintes cirurgias: Implante de seios, definição de traços femininos na região da face, maçãs do rosto, retirada do pomo de adão e remoção de pelos definitivos.

Nunca é demais esclarecer que podemos definir como transgênero, um grupo diversificado de pessoas, que tem em comum a não identificação com comportamentos ou papeis esperados do sexo biológico, determinado no seu nascimento.

Bruce Jenner trocou o seu nome atual para Caitlyn Jenner, como já foi amplamente divulgado pela mídia em geral e nas redes sociais.

Caitlyn já contou que passou por momentos tensos, ao ler mensagens de desaprovação, a respeito da sua transformação, mas mesmo depois de enfrentar momentos de depressão, teve forças para pedir aos usuários da internet, para que respeitassem as diferenças, deixando de lado as discriminações.

Ela também falou que a sua mudança de sexo poderá ficar para depois, uma vez que ela tem outras prioridades no momento. Hoje dia, 2 de Agosto, ela está a frente do reality show do canal E! que se chama “I am Cait”, para revelar mais detalhes da sua completa mudança física.

Nós desta Coluna de Moda, estaremos acompanhando esta transmissão, feita de forma simultânea ,para diversas partes do mundo e contaremos os detalhes que envolvem a sua repercussão.

Fiquem ligados na gente e ficarão muito bem informados.

Após 2 horas de uma sabatina reveladora árdua pela qual  foi submetido o transgênero  Bruce Jenner em sua última entrevista concedida como ELE a jornalista americana Diane Sawyer,  poderemos entender melhor, um pouco da  sua transição para Caitlyn Jenner.

Nesta entrevista muito abrangente muitas perguntas foram feitas e foram respondidas com a maior sinceridade. Bruce explicou inicialmente que o seu lado feminino sempre é mais divertido, fica mais a vontade e faz parte  da sua personalidade real.  Completou seu pensamento afirmando que está nos seus planos seguir com a sua vida, não tendo mais segredos para esconder depois de viver por 65 longos anos  dentro de uma sucessão de mentiras.

Porque só se assumir aos 65 anos  argüiu a jornalista Diane Sawyer que o entrevistou , “Porque tenho medo de passar por uma doença como o câncer por exemplo e   me deixaria furioso saber ,que não aproveitei nada para viver a minha real natureza e alma feminina, presa dentro de um corpo masculino ” Justificou .

“Eu quero poder ajudar as pessoas  “ trans” cerca de 700 mil,  que  não tiveram ou estão tendo o apoio que eu  estou recebendo, mostrando que todos nós somos seres humanos , que precisamos aprender a viver juntos”, ainda que as diferenças existam, enfatizou.

Ele se disse muito ansioso sobre o seu futuro, mas não deixou de ressaltar,  que espera trazer consigo a sua família e os seus amigos neste passeio , que será um passeio inesquecível.

Questionado por Diane como  foi o seu processo de revelação a sua família,  imediatamente retrucou que  como poderia contar a eles,  o que já havia passado sem magoá-los ?

Mas por outro lado disse que encontrou um meio de  se explicar fazendo uma analogia. Deus me fez um menino  aparentemente normal e com qualidades boas,mas como não poderia deixar de ser, resolveu me testar  e me revelou  :  “ VAMOS  LHE DAR UMA ALMA DE MULHER , NUM CORPO MASCULINO PARA VER COMO ELE SE SAI ” , afirmou .

Bruce relatou que e desde os 5 anos de idade tinha ímpetos,  sem entender o porque,  de vestir as roupas das irmãs e lenços da mãe, mas achava que aquilo o faria se sentir bem.Mas percebia que tais atitudes fugiam as padrões normais.

Mais tarde  se tornou atleta premiado em virtude das obstinação de superar os seus desejos ,  medos e acabou passado por 3 casamentos,  afirmando que  ele  contou a duas primeiras esposas  seu conflitos internos , que começaram a atormentá-lo  e acabou se divorciando delas. Contou também a sua 3ª esposa Kris Kardashian e ela  tentou ajudá-lo a superar o problema , até que chegou num ponto , que para ele tal postura ,  se tornou sufocante demais.

Com relação a aceitação dos filhos ele disse que eles estavam reagindo bem menos sua filha Khloe que já havia perdido o pai muito cedo,  vítima de um câncer e depois tinha  sofrido uma grande decepção amorosa. Ele  comentou que sua filha Kim kardashian  que foi a primeira que o viu vestido de mulher alguns anos atrás . Ela que já sabia da sua tendência ,  depois de conversar com seu marido Kanye West ,  sobre a  escolha do pai , acabou sendo convencida por ele a aceitá-lo.

Segundo Kim e o marido a convenceu com a seguinte argumentação:  eu posso ser casado com a mulher maravilhosa  e ser pai  de uma linda menina, as  mais lindas do mundo como vocês duas são,mas se não  tiver condição  me orgulhar do que eu sou , não me adianta de nada.

Estas palavras do marido a fizeram apoiar Bruce Jenner fazendo-a  prometer,  que o ajudaria, a representar a família muito bem.

Perguntado sobre se não era gay ou lésbica e com quem se casaria de novo respondeu ,  que agora só pensa em ser livre e tinha muita coisa na frente .  Destacou que  esta não é uma prioridade sua, no presente momento pelo qual está passado.

Estou me despedindo do Bruce perguntou um pouco perplexa  a jornalista Diane, já no final da sua entrevista ? Sim é uma despedida afirmou,  pois eu estou me despedindo também da percepção que as outras pessoas tinham sobre mim, como Bruce.  Agora  chegou a hora de mostrar que a minha alma é feminina,  como eu sou , simples assim finalizou, levando até o seu closet , a sua entrevistadora Diane , para conhecer   seu vestido preto que usaria no  seu Reality Show.

I Am Cait-Reality Show

No Reality Show propriamente dito,  já transformada   em  Caitlyn Jenner, ela recebeu na sua casa ,com muita emoção e preocupação a mãe  as duas irmãs. A irmã  mais velha Pam , que já sabia dos conflitos do seu então irmão na época,  abraçou a  Caitlyn dizendo ,  que ela estava bonita e só queria vê-la relaxada e feliz . A Mãe Esther  chorando também  comentou a beleza  da sua mais “nova filha ” mostrando muita dificuldade em se referir a ela , não a ele Bruce . Explicou que ainda levaria um tempinho, para se acostumar com esta novidade.

Além da mãe  e  das irmãs, Caitlyn também recebeu a visita da filha Kylie que foi abraçá-la e fez inclusive Caitlyn usar  uma aplique de mechas verdes. Após a sua saída  chegaram Kim Kardashian e  o marido Kayne Wests para  apoiá-la também.

Sentindo um pouco da relutância da parte da mãe, que se sentia como se tivesse perdido um filho, Caitlyn mostrou a ela no netbook , uma denúncia de uma mãe contando que seu filho transgênero  Kyler de 14 anos , havia se suicidado .Caitlyn  comentou  com a sua  família, que pediu a mãe do rapaz  para visitá-la ,para lhe dar conforto e procurar fazer algo ,  que pudesse ajudar a diminuir a dor daquela  mãe enlutada.

A mãe do jovem suicida comentou com Caitlyn,  que seu filho não havia sido rejeitado por ela  que o amava e aceitava incondicionalmente ou muito menos havia sofrido bulling por parte dos seus colegas no colégio.  

O  menino havia sofrido a falta de compreensão dos adultos ,que o julgavam e recriminavam,não suportando esta tortura psicológica , a ponto de tira r a própria vida.

Convidada pela mãe de Kyler,  Caitly participou de uma homenagem prestada pela família  e  alguns amigos ,soltando balões em memória do jovem. Esta bela cena  fechou com chave de ouro,  o primeiro episódio deste Reality Show,  que promete muitas outras  surpresas.

Ponto de vista:

No nosso ponto de vista, Caitlyn Jenner foi muito corajosa ao assumir a sua opção de transgênero feminina, uma vez que era um empresário muito bem sucedido, ex-medalhista e atleta, tinha uma família extremamente estruturada, 9 filhos, sendo 5 mulheres e 4 homens, um casamento aparentemente estável com Kris Jenner e abriu mão de tudo isso, para dar vazão ao seu sonho, de se tornar uma verdadeira mulher.

Não nos cabe julgar o mérito desta questão. Acho que a nós cabe respeitar tal opção, que não deixa de ser um diferencial, pois vivemos numa sociedade ,onde os valores previamente criados como padrões a serem seguidos, pela grande maioria dos brasileiros e pelo todo, estão sendo modificados. As novas opções sexuais declaradas e assumidas, de uma parte da população mundial, que até então, se submetia a ficar na obscuridade e totalmente no ostracismo, não se encaixam  ou enquadram mais ,aos estigmas de segregação separatista.

Mais informações sobre este assunto acessem o nosso Blog Anjinha da Moda: Neste link.

Por hoje é só. Até o nosso próximo encontro. Espero por vocês, falando de outro novo tema da Moda  bem instigante.

Jornalista: Noeli de Carvalho e Silva

Foto de Noeli de Carvalho e Silva

Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Ler comentários e comentar