
Ganhadora do Nobel da Paz é condenada a 7 anos e vai permanecer presa

10/02/2026 às 08:52 Internacional

A Nobel da Paz, de 53 anos, está detida desde 12 de dezembro de 2025 em um centro de detenção em Mashhad, no nordeste iraniano. Narges Mohammadi, ativista iraniana, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2023, foi condenada a 7 anos e meio de prisão no Irã. A informação foi divulgada pela Fundação Narges neste domingo (8).
A detenção ocorreu após ela denunciar a morte suspeita do advogado Khosrow Alikordi. A sentença inclui seis anos de prisão por reunião e conspiração contra a segurança nacional e um ano e meio por propaganda contra o governo. Além da reclusão, Mohammadi foi condenada a dois anos de exílio interno na cidade de Khusf e está proibida de viajar por dois anos.
"Após semanas de isolamento absoluto e corte total de comunicação, ela finalmente conseguiu descrever sua situação em uma breve ligação telefônica com seu advogado", informou a fundação em comunicado.
A ativista estava em greve de fome há uma semana, protesto que terminou neste domingo. Durante a ligação com seu advogado Mostafa Nili, Mohammadi conseguiu comunicar os detalhes de sua sentença.
O promotor Hasan Hematifar declarou a repórteres que a ativista teria incentivado os presentes em uma cerimônia em memória de Alikordi "a gritar palavras de ordem que violam as normas" e "perturbar a paz".
A condenação ocorre em um período de intensificação da repressão governamental contra manifestações antigoverno iniciadas em dezembro e espalhadas por várias regiões do país. O Ministério das Relações Exteriores do Irã não se pronunciou quando solicitado a comentar o caso.
Mohammadi foi detida diversas vezes nas últimas três décadas devido ao seu ativismo. Ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2023 enquanto cumpria pena de prisão, em reconhecimento à sua campanha pelos direitos das mulheres e pelo fim da pena de morte no Irã.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!










