STJ decide hoje a situação do ministro Marco Buzzi e deve dar exemplo a ser seguido pelo STF

Ler na área do assinante

Diante do escândalo de assédio sexual os ministros do STJ decidiram realizar, nesta terça-feira, uma sessão para deliberar sobre o afastamento cautelar do ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi.

O movimento do tribunal é justificado pelas provas do caso e pelo surgimento de informações sobre outras potenciais denúncias contra o ministro.

Pelo menos uma nova vítima já procurou magistrados na Corte. Fontes da apuração dizem que ela inclusive já formalizou as acusações ao CNJ. O órgão mantém as apurações em sigilo.

Diante do “agravamento do caso”, o caminho escolhido pela maioria da Corte deve ser o de afastar Buzzi por decisão colegiada.

O precedente para afastar Buzzi já existe no STJ. Trata-se do caso do ex-ministro Vicente Leal. Ele foi afastado do tribunal em 2 de abril de 2003, por decisão unânime dos ministros do STJ, em função de investigações sobre suposta participação em um esquema de venda de habeas corpus para traficantes.

A expectativa na Corte, com a decisão, é de que o caso saia dos holofotes e não prejudique ainda mais a imagem institucional do tribunal.

Além do escândalo de assédio, o ministro Buzzi tem figuras do gabinete dele investigadas pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento num esquema de venda de decisões judiciais. O caso corre em sigilo no STF.

A decisão que será tomada hoje pelo STJ, provavelmente pelo afastamento de Buzzi, é algo que deveria ser seguido pelo Supremo Tribunal Federal, que tem pelo menos dois de seus ministros em situação bem mais grave do ponto de vista institucional.

A Magnitsky caiu, mas um dos maiores medos de Moraes ainda está disponível para o povo: o polêmico livro "Supremo Silêncio". A perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Se apresse, a censura está de olho nessa obra! Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber

Veja a capa:

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir