Cozinheira absurdamente condenada pelo STF é deportada e presa
11/02/2026 às 06:51 Política
Raquel de Souza Lopes, de 54 anos, foi deportada pelos Estados Unidos e presa pela Polícia Federal assim que desembarcou no Brasil.
Cozinheira, natural de Santa Catarina e apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro, ela havia tentado se refugiar em território americano, alegando buscar proteção contra abusos da Corte brasileira.
Raquel foi condenada a 17 anos de prisão por envolvimento nos atos de 8 de Janeiro. A condenação foi imposta ainda em 2023, quando ela passou a cumprir prisão domiciliar na cidade de Joinville (SC), monitorada por tornozeleira eletrônica.
Em março de 2024, mesmo com recursos pendentes, Raquel rompeu o equipamento de monitoramento e fugiu do país. O primeiro destino foi a Argentina. Diante da fuga, o Brasil emitiu mandado de prisão contra ela.
Com o início de operações das autoridades argentinas para localizar brasileiros procurados, Raquel deixou o país e iniciou uma rota clandestina pela América do Sul. Registros de imigração indicam que ela entrou no Peru em novembro daquele ano, seguiu para a Colômbia, depois México, e, em janeiro de 2025, cruzou ilegalmente a fronteira com os Estados Unidos pelo Texas.
Nos EUA, Raquel foi presa pela Polícia de Imigração e Alfândega (ICE) por entrada irregular.
Após mais de um ano presa em um centro de detenção no Texas, ela foi incluída em um voo de deportados para o Brasil. Ao desembarcar em Confins, foi imediatamente presa pela Polícia Federal em cumprimento ao mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal.
Após a prisão no Aeroporto Internacional de Confins (MG), ela foi encaminhada para um presídio na região metropolitana de Belo Horizonte.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação