Em movimentação estranha e incomum, Ministro Jhonatan de Jesus tira o acesso do BC ao processo do Master
11/02/2026 às 15:21 Economia
O ministro Jhonatan de Jesus, do Tribunal de Contas da União (TCU), alterou o nível de confidencialidade do processo que investiga a atuação do Banco Central na liquidação do Banco Master. A mudança ocorreu na quinta-feira (5), às 15h12, quando o status do processo passou de "sigiloso" para "sigiloso com exigência de autorização específica para a leitura de peças", impedindo que o BC tenha acesso aos documentos.
A restrição acontece justamente quando os auditores do TCU estão finalizando o relatório da inspeção realizada na autoridade monetária. Integrantes da corte de contas afirmaram nos bastidores que essa prática não é comum, pois mesmo em casos confidenciais, as unidades fiscalizadas normalmente mantêm acesso aos autos dos processos.
O Banco Central enfrenta uma situação atípica, sem conseguir acessar nem mesmo a decisão que modificou o grau de confidencialidade. Fontes ligadas à instituição informaram que, anteriormente, tiveram contato com um parecer preliminar da área técnica do TCU favorável à atuação do BC no caso Master, não identificando irregularidades.
Esta não é a primeira vez que o ministro Jesus impõe restrições ao BC em processos relacionados ao Master. Em janeiro deste ano, outro processo que analisava a tentativa de compra do banco pelo BRB funcionava como uma "caixa-preta", com várias movimentações processuais inacessíveis à autoridade monetária.
Após a publicação de uma reportagem sobre o caso, o ministro concedeu acesso ao BC naquele processo específico. Na situação atual, porém, a restrição permanece. O presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, informou ontem que o documento final da unidade técnica sobre a inspeção deve ser concluído ainda nesta semana.
Análises preliminares da área especializada em bancos do TCU já haviam concluído que não houve "inação" do BC quanto à liquidação do Master. A inspeção presencial foi finalizada nas últimas semanas, após um acordo com o Banco Central.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação