
Morre um dos mais conhecidos líderes comunistas do Brasil

15/02/2026 às 16:00 Política

Morreu neste domingo (15), aos 83 anos, Renato Rabelo, uma das principais lideranças do PCdoB (Partido Comunista do Brasil). O dirigente histórico da sigla enfrentava um câncer há vários anos, quadro que se agravou recentemente.
Com mais de seis décadas de militância política, Rabelo presidiu o partido em âmbito nacional entre 2001 e 2015. Médico por formação, iniciou sua trajetória ainda jovem no movimento estudantil, tendo sido presidente da União dos Estudantes da Bahia e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes durante o período do regime militar.

Em nota oficial, o PCdoB lamentou a morte do dirigente.
“O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comunica, com imensa dor, o falecimento aos 83 anos de idade de Renato Rabelo”, aponta o texto.
“Nos últimos três anos, Renato dedicou-se a cuidar da saúde, sem deixar de contribuir com o PCdoB. No período mais recente, lutou de modo tenaz contra a evolução de um câncer. O seu coração parou de bater na manhã deste domingo, 15 de fevereiro de 2026”, diz a nota.
"Renato, destacou-se na luta política – foi um dos articuladores, pelo PCdoB, junto com João Amazonas, da Frente Brasil Popular (PT, PSB, PCdoB) que lançou, em 1989, a primeira e marcante candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República, jornada que seria vitoriosa com a eleição de Lula em 2002. Já à frente do PCdoB, sucedendo João Amazonas, Renato elaborou as diretrizes da participação dos comunistas em governos de coalização no capitalismo, tendo em vista o convite para participar, pela primeira vez, do Ministério do governo da República", diz outro trecho do documento.
O partido destacou ainda que Rabelo deixa “uma rica produção política, teórica e ideológica, um magnífico exemplo de vida e de militância política”.
O petista Lula relembrou momentos vividos ao lado do dirigente e elogiou sua atuação pública.
"A visão estratégica de Renato Rabelo e sua capacidade de reunir as forças políticas em prol da soberania e justiça social seguirão, sempre, ajudando a guiar o caminho daqueles que querem construir um Brasil melhor", escreveu no X.
Uma nova bomba acaba de surgir! O livro "Banco Master - O Caso Blindando Pelo STF" mergulha no coração do caso — não como uma reportagem comum, mas como uma autópsia do poder brasileiro. Ao seguir o caminho do dinheiro, das decisões judiciais e das relações políticas, a narrativa revela um mecanismo que vai muito além de fraude financeira: um sistema de proteção institucional capaz de travar investigações, silenciar órgãos de controle e transformar escândalos bilionários em processos eternamente inconclusos.
Mais do que contar um caso, a obra expõe um padrão. O Banco Master não seria um acidente dentro do sistema, mas um produto dele. Baixe o livro agora no link abaixo:
Corra enquanto é tempo...







