Quais Transformações Estão Ajudando o Brasil a Atingir Maior Maturidade Tecnológica?

Ler na área do assinante

Já faz tempo que o Brasil deixou de ser um país de baixa tecnologia e rural. Atualmente, o país lidera a América Latina em alguns dos campos mais relevantes do desenvolvimento tecnológico. Dentre eles, alguns vêm facilmente à cabeça: maior e mais rápida rede 5G, maior número de startups e unicórnios, além de um imenso volume anual de investimento de capital de risco.

Qual o segredo do boom tecnológico em um país que dependia primordialmente de commodities agrícolas até outro dia? Naturalmente, a receita do suceso não pode ser resumida em poucos ingredientes e certas transformações nos últimos anos foram cruciais na construção do quadro atual. 

Um Campo Fértil Para Unicórnios

Sem dúvida, o alto índice de digitalização da população tem uma enorme influência para a esta “maturidade tecnológica”. Confira abaixo alguns dados que tornam o Brasil um dos maiores mercados consumidores de tecnologia do mundo: 

  • Cobertura 5G em 63,61% do território nacional
  • Acesso residencial em crescimento contínuo, já chegando a 92,5% das zonas urbanas
  • Cobertura em zonas rurais chega a 81%, com projeção de crescimento
  • Quase 90% da população possui pelo menos um smartphone

Tais números indicam que boa parte da população brasileira já está familiarizada com ferramentas digitais. Ou seja, sabe como como funciona VPN, como fazer compras online e interagir em redes sociais; cerca de 70% da população acessa pelo menos uma rede social regularmente. 

Tanto a infraestrutura tecnológica quanto um mercado interno amplo e variado são essenciais para startups e empresas do ramo de tecnologia. Com tanta gente conectada por aqui, qualquer empresa que consiga estabelecer sua marca tem lucro garantido, alimentando a competição no setor. 

Apoio Governamental

A necessidade do apoio governamental para o sucesso das startups brasileiras parece ser consenso entre os especialistas por aqui. Através de políticas públicas de incentivo e acesso a crédito, cabe ao governo (tanto local quanto federal) criar um ambiente desburocratizado e seguro para as novas empresas. 

Além disso, tais políticas ajudam inúmeras startups a superar o temido “vale da morte”, onde a empresa ainda dá muito mais despesa do que receita. No Brasil, menos da metade das startups chegam a cinco anos de funcionamento, com muitas fechando as portas bem antes disso. 

Embora muitas falências sejam devido a fatores como má gestão, a falta de acesso à infraestrutura tecnológica e crédito podem ser a sentença de muitas startups. É justamente sobre nestas falhas estruturais que a presença de apoio público é crucial. A Coreia do Sul é um excelente exemplo da diferença que tal apoio pode fazer, já que o país desponta como um dos mais inovadores do mundo quando o assunto é tecnologia. 

Conexão Com o Futuro

O Brasil se encontra num momento especialmente fértil para qualquer startup que queira se estabelecer no país. A combinação de investimento privado massivo, apoio estatal para infraestrutura e crédito e uma população cada vez mais conectada criam o solo perfeito para o crescimento para algumas das empresas mais inovadoras do mundo. Sendo assim, o boom tecnológico mencionado no começo do artigo não é fim de um processo, mas a detonação de uma verdadeira revolução digital.