Morre renomado pastor que por duas vezes disputou a presidência dos EUA
17/02/2026 às 10:12 Internacional
O reverendo Jesse Jackson, uma das principais vozes do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, morreu aos 84 anos. O falecimento ocorreu nesta terça-feira (17), conforme comunicado divulgado pela família do pastor batista. Ele estava cercado por familiares no momento da morte.
Nascido em 8 de outubro de 1941 em Greenville, Carolina do Sul, Jackson construiu uma trajetória de ativismo em defesa da população negra americana. Ele ganhou destaque na década de 1960 como líder da Conferência de Liderança Cristã do Sul, organização fundada por Martin Luther King Jr.
"Nosso pai era um líder servidor - não apenas para nossa família, mas para os oprimidos, os sem voz e os marginalizados em todo o mundo", afirmou a família Jackson no comunicado.
O ativista cresceu no contexto da segregação racial no Sul dos Estados Unidos e esteve presente quando King foi assassinado em Memphis, em 1968. Ao longo de sua vida, fundou duas organizações voltadas para justiça social: a Operation Push em 1971 e a National Rainbow Coalition em 1983.
Jackson também atuou na política partidária. Ele disputou a nomeação pelo Partido Democrata para a presidência dos EUA em duas ocasiões, em 1984 e 1988.
A família informou que "ele morreu pacificamente na manhã de terça-feira, cercado por sua família". O texto acrescenta que "seu compromisso inabalável com a justiça, a igualdade e os direitos humanos ajudou a moldar um movimento global por liberdade e dignidade".
O reverendo deixa sua esposa Jacqueline, os filhos Santita, Jesse Jr., Jonathan, Yusef e Jacqueline, além da filha Ashley Jackson e seus netos. O comunicado destaca que Jackson foi "incansável agente de transformação" que "deu voz aos que não eram ouvidos — desde sua campanha presidencial nos anos 1980 até a mobilização de milhões de pessoas para se registrarem para votar, deixando uma marca indelével na história".
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação