Homem de 21 anos permanece preso por planejar atentado em show de Taylor Swift e condenação será pesada

Ler na área do assinante

Um homem de 21 anos foi formalmente acusado de terrorismo por planejar um atentado a bomba durante show da cantora Taylor Swift em Viena, na Áustria. A denúncia foi apresentada pelos promotores austríacos nesta terça-feira (17), exatamente dois anos após o cancelamento das apresentações que ocorreriam na capital austríaca.

O suspeito permanece detido desde sua prisão em agosto de 2024. Caso seja condenado, poderá enfrentar pena de até 20 anos de prisão. Segundo as autoridades, ele havia declarado lealdade ao Estado Islâmico e compartilhava material extremista por aplicativos de mensagens.

Durante as investigações, foi descoberto que o acusado buscou conhecimento para fabricar explosivos. Os promotores afirmaram que ele "obteve instruções na internet para a construção de uma bomba de fragmentação baseada no explosivo triacetona triperoxido." Os investigadores apontam que o suspeito chegou a produzir uma pequena quantidade do material.

O caso também envolveu um adolescente sírio de 16 anos, condenado em 2025 por um tribunal de Berlim por colaborar com o plano. Ele recebeu sentença de 18 meses de detenção por sua participação na trama.

A decisão de cancelar os três shows programados para agosto de 2024 foi tomada após informações compartilhadas pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos. John Kirby, então porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, comentou sobre a cooperação internacional: "Os Estados Unidos tem um foco duradouro em nossa missão antiterrorismo".

Taylor Swift manifestou-se nas redes sociais após o cancelamento das apresentações. A cantora escreveu que "o motivo dos cancelamentos me encheu com um novo sentido de medo, e uma enorme quantidade de culpa porque tantas pessoas haviam planejado vir a esses shows."

Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação