O "tiro no pé" de Lula: Igreja Católica também reage ao promíscuo desfile da Acadêmicos de Niterói

Ler na área do assinante

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro emitiu um comunicado oficial expressando preocupação sobre a utilização de símbolos religiosos cristãos em manifestações culturais. O documento foi divulgado nesta quarta-feira (18), um dia após o desfile da Acadêmicos de Niterói na Sapucaí, que apresentou enredo em homenagem a Lula.

No texto, a entidade religiosa não menciona diretamente a escola de samba de Niterói, mas "manifesta sua preocupação a respeito da utilização de símbolos da fé cristã e da instituição familiar em manifestações culturais de maneira que compreendemos como ofensiva".

A Arquidiocese reconhece a importância das manifestações populares como "expressão da identidade brasileira, espaço de criatividade, encontro e alegria". O comunicado ressalta, porém, que "é preciso que tais manifestações respeitem convicções religiosas profundas e valores que estruturam a vida social e são invioláveis para as pessoas desta cidade".

A instituição católica afirma que a alegria contribui para o enriquecimento cultural quando vivenciada de forma respeitosa. O documento destaca que casos isolados de desrespeito não representam a verdadeira diversidade cultural do Rio de Janeiro e defende que espaços culturais devem promover inclusão e diálogo.

Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação