
Mendonça avança, toma decisão fundamental no caso Master e atinge diretamente Dias Toffoli

19/02/2026 às 17:53 Direito e Justiça

Uma ministro André Mendonça, novo relator do caso Master, acaba de tomar uma decisão que atinge diretamente aquilo que havia sido determinado por Dias Toffoli.
O magistrado mandou a Polícia Federal trocar os peritos que haviam sido definidos por Toffoli para periciar os aparelhos celulares e documentos do banqueiro Daniel Vorcaro, apreendidos na Operação Compliance Zero.
Uma reunião realizada na semana passada entre delegados à frente da investigação e o novo ministro relator do inquérito sobre o banco Master foi decisiva para devolver à PF atribuições naturais da investigação policial, como a definição de quem vai atuar internamente, em um inquérito que não é originário do judiciário.
O ministro Dias Toffoli deixou a condução do inquérito após a Polícia Federal entregar um relatório ao presidente do STF, Edson Fachin, mencionando pagamentos ao ministro Toffoli no celular de Daniel Vorcaro, principal investigado do caso. Esse celular foi apreendido na primeira fase da operação, ainda em 2025, quando o inquérito era conduzido pela primeira instância.
Para fontes com conhecimento sobre as investigações, “se tivesse sido analisado pelo perito definido pelo ministro, não teríamos chegado onde chegamos”. A análise leva em conta a capacitação de ao menos um dos indicados, que, segundo investigadores, “é ótimo engenheiro, mas não tinha qualificação para atuar em um caso de análise financeira”. Toffoli tinha tomado inúmeras decisões polêmicas à frente da relatoria que agora caem por terra, como a definição de que as provas colhidas na segunda fase ficassem sob custódia da Procuradoria geral da República.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!









