História da “família em conserva” fica mais interessante com a entrada de “Bessias”, o evangélico de Lula
21/02/2026 às 05:40 Opinião
Essa história do desfile da Acadêmicos de Niterói fica cada vez melhor. Agora, ficamos sabendo que Jorge Messias, o evangélico de Lula, tentou convencer o presidente de que a ala “família em conserva” seria completamente inadequada. Lula teria se recusado a falar com a diretoria da escola, pois se tratava de uma “manifestação cultural”.
Não sabemos se esse diálogo realmente ocorreu, ou foi só uma forma que a assessoria de Messias encontrou para desvincular o candidato terrivelmente evangélico de Lula ao STF do desastre. O fato é que não há saída honrosa aqui: se o diálogo realmente ocorreu, Lula foi conivente com o que aconteceu na avenida.
Não por outro motivo, próceres do PT saíram correndo para isentar o presidente. O raciocínio é o mesmo: não seria do feitio de Lula atacar a família e os evangélicos. É o velho argumento “não acredite nos seus olhos, fique firme na sua fé”. Lula respeita os evangélicos, mesmo endossando uma “manifestação cultural” que faz troça dos conservadores.
Melhor mesmo foi a declaração do coordenador do Prerrô, o advogado Marco Aurélio Carvalho, que DESFILOU na escola. Tudo não passaria de “fake news”, o enredo jamais quis enxovalhar coisa alguma.
O uso do termo “fake news”, nesse contexto, dá bem a medida da discricionariedade na interpretação do discurso. O que é claramente um ataque ignominioso, virou somente uma “manifestação cultural”, e dizer o oposto é manipulação e fake news. Com esse nível de dissonância de interpretação da realidade, uma legislação que puna as “fake news” poderá ser usada para perseguir adversários políticos, a depender de quem tem a caneta.
Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação