Moraes dá estranha ordem a Cláudio Castro sobre operação que "cancelou CPF" de mais de 100 bandidos no Rio

Ler na área do assinante

O ministro Alexandre de Moraes determinou nesta terça-feira, 17, que o governo do estado do Rio de Janeiro, sob comando de Cláudio Castro, encaminhe, em mídia física, todas as gravações produzidas durante a Operação Contenção, realizada no ano anterior. A ordem reforça a necessidade de garantir o acesso integral ao material por parte da Polícia Federal (PF).

A decisão ocorreu após a PF relatar ao STF dificuldades técnicas no acesso aos arquivos anteriormente disponibilizados. Segundo o órgão, os links contendo 945 vídeos enviados para análise pericial não puderam ser abertos. Ainda em fevereiro, Moraes havia fixado um prazo de 15 dias para a entrega do conteúdo, que chegou a ser cumprido formalmente, mas sem viabilizar o trabalho dos peritos.

Ao reiterar a determinação, o ministro afirmou que a análise adequada das imagens é indispensável para verificar a legalidade da operação. Ele declarou que “Diante desses entraves, mostra-se necessário que o material seja disponibilizado de forma a permitir o trabalho pericial em sua integralidade e com a devida segurança técnica”, destacando a importância de condições técnicas apropriadas para a investigação.

A medida integra a chamada Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental das Favelas, ação em que o STF estabeleceu parâmetros com o objetivo de reduzir a letalidade em ações policiais, especialmente em áreas urbanas sensíveis.

No que diz respeito aos resultados da Operação Contenção, dados divulgados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro apontam que a maioria dos mortos possuía histórico criminal. 

Foram 117 óbitos registrados.

Acabam de surgir as primeiras camisetas de apoio ao pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro. Veja: 

Não fique fora dessa! Seja um dos primeiros a estampar a luta pelo Brasil. Para adquirir, basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/collections/camisetas

Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!

da Redação Ler comentários e comentar