desktop_cabecalho

Ex-deputado Hildebrando Pascoal, condenado a 100 anos, já está solto

Ler na área do assinante

O ex-deputado federal Hildebrando Pascoal, condenado a mais de 100 anos de prisão, por crimes como homicídio, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, já está novamente nas ruas, amparado em decisão judicial que lhe concedeu o direito de progressão do regime fechado para o semiaberto.

Uma juíza, da Vara de Execuções Penais do Acre, levou em conta o fato de Hildebrando estar em situação "delicada" de saúde e não demonstrar que pretende cometer novos crimes. "O apenado não exerce mais qualquer tipo de liderança nefasta que o levou ao cárcere, e o fato de isolar-se em sua própria cela, conforme menciona o Ministério Público em sua promoção, demonstra que o reeducando não quis envolver-se com os outros criminosos."

O Ministério Público pedia que o ex-deputado fosse submetido a um exame criminológico, com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais, para avaliar se está apto a deixar a cadeia. Os promotores citaram cartas escritas por ele da prisão com ameaças de morte a autoridades. Mas a juíza rejeitou a solicitação: "O juízo sobre a possibilidade do condenado reincidir é algo impossível de ser realizado, já que está na esfera do 'futuro', do que irá acontecer, e não interessa ao mundo jurídico sob pena de admitirmos 'juízos de adivinhação' que sejam capazes de restringir um dos mais importantes direitos fundamentais: a liberdade".

O ex-deputado foi coronel da Polícia Militar comandou um grupo de extermínio que ficou conhecido em todo o país por usar métodos bárbaros de execução. Em um dos casos, um mecânico que teria colaborado com um rival de Hildebrando foi esquartejado com uma motosserra, ainda vivo.

          https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar