A Matemática foi à ciência mais falada em 2017

Conhecida como a mãe de todas as demais ciências, a Matemática foi à ciência mais falada em 2017, um dos eventos mais esperado em que ocorreu foi a Olimpíada Internacional de Matemática em julho, no Rio de Janeiro.  A equipe da Coreia do Sul venceu a 58ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017), que reuniu 112 países e pela primeira vez foi realizada no Brasil, país que terminou a competição em 37ª lugar, com duas medalhas de prata, uma de bronze e duas menções honrosas.

O segundo lugar, por equipe, ficou com a China e o terceiro com o Vietnã. A premiação dos vencedores da 58ª IMO aconteceu no Hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

Campeã da última edição da competição (IMO 2016), a equipe dos Estados Unidos ficou na quarta colocação este ano, seguida da Irlanda do Norte e do Japão. A IMO 2017 foi organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) – instituto de pesquisa brasileiro vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – e realizada em conjunto com o Congresso Internacional de Matemática (ICM) 2018, como parte do Biênio da Matemática Brasil 2017/2018.

Mais antiga e prestigiada competição de nível médio do mundo, a Olimpíada Internacional de Matemática é realizada anualmente e nesta edição contou com uma participação recorde de 623 estudantes de 112 países de cinco continentes.

Cada equipe era composta por, no máximo, seis participantes que, entre os dias 17 e 21 se empenharam em resolver os mais desafiadores problemas matemáticos, mantendo uma tradição que teve início em 1959, na Romênia, então com apenas seis países participantes.

A Matemática está em tudo – Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT)

A “Matemática está em tudo” este  foi o tema escolhido do SNCT que ocorreu nos dias 23 e 29 de Outubro deste ano de 2017 em todo Brasil. A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), foi organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em várias instituições do país. A Matemática foi escolhida como tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017, a escolha baseia-se no fato de que dois dos maiores eventos com este tema acontecerão no Brasil nos próximos anos. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017 – 2018 e reforçam a SNCT 2017.

O Método X Y Z criado pelo Matemático Valdivino Sousa na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT foi tema de palestra sobre: Engenharia Didática em Educação Matemática – um jeito diferente de aprender Matemática.

O objetivo foi proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da Engenharia Didática em Educação Matemática, com o uso de objetos ilustrativos. Aprendendo equação de 1º grau e expressão algébrica com objetos ilustrativos – Método X Y Z

O método X, Y e Z tem grande relevância, pois o intuito da pesquisa foi analisar o comportamento e compreensão das pessoas que têm dificuldades de entender equação de 1º grau e expressão algébrica.

Em sua análise Valdivino Sousa identificou que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z, essas variáveis podem ser substituídas por objetos ilustrativos, pois na equação exemplificativa 2x + 4 – 2 = 8, o aluno tem dificuldade de entender com as formalidades algébricas.

A Engenharia Didática em Educação Matemática – um jeito diferente de aprender Nela colocamos a importância de uma aprendizagem significativa de conceitos matemáticos voltados para a vida real. Esse novo método de ensino comprova que o aluno tem  a capacidade de compreender entender, ou resolver um problema matemático de várias maneiras. Por isso a Engenharia Didática é encarada como uma metodologia de pesquisa científica e se compõe de diferentes formas.

A noção de Engenharia Didática emergiu na Didática da Matemática, enfoque da didática francesa, no início dos anos 80. Entre os estudiosos do tema, se destaca a matemática e pesquisadora francesa Michèle Artigue, considerada como uma das responsáveis pelo estabelecimento pelo método e teoria da Engenharia Didática em Educação Matemática. Bem para saber mais sobre o método acesse: https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/7501/aprendendo-equacao-de-10-grau-e-expressao-algebrica-com-objetos-ilustrativos–metodo-x-y-z

A Matemática no dia a dia

A Matemática está inserida em muitas atividades do cotidiano e a todo o momento fazemos uso do raciocínio lógico e abstrato. Até mesmo para atravessar a rua com segurança, calculamos a distância a ser percorrida, na elaboração de uma simples receita de bolo e também em outras atividades que demandam cálculos que exigem conhecimentos mais específicos, como é o caso da construção de um viaduto.

 A Matemática é usada como ferramenta essencial nas várias áreas do conhecimento humano, nas coisas mais simples e também em estudos mais avançados, como Física, Biologia, Química, Engenharia, Economia, Administração de negócios, Artes, Agricultura e também Medicina, como podemos ver a seguir.

Mas porque a Matemática está em tudo?

Conhecida como “a ciência das ciências”, a Matemática tem tantas definições quanto aplicações, e é tão útil quanto prazerosa. Ela explora o raciocínio lógico e abstrato, e é usada como ferramenta essencial em incontáveis áreas do conhecimento humano, como a Física, Biologia, Química, Engenharia, Economia, Administração de negócios, Artes, Agricultura e até a Medicina. Ela está tão presente na nossa vida cotidiana, que, às vezes, a gente nem nota.

A Matemática é, sem dúvida, uma das áreas de conhecimento mais fascinantes e antigas. Acredita-se que ela tenha surgido antes mesmo da escrita e suas aplicações concretas impulsionaram o desenvolvimento da humanidade desde as primeiras civilizações por meio do manejo de plantações e medição de terra, registro do tempo e comércio.

Ela atravessou não só o tempo, como também o espaço. Gregos, muçulmanos, egípcios e chineses na antiguidade e na atualidade, todos nós estudamos e usamos a Matemática em nosso benefício. Ela é um instrumento para facilitar a vida e não o bicho-papão como grande parte das pessoas pensa ser.

O estudo da Matemática começou de maneira mais simples com os números, naturais, inteiros e operações aritméticas e todos os povos desenvolveram suas próprias formas de contar números. Pode parecer exagero, mas não é: o “zero” é umas das maiores e mais importantes invenções da mente humana! A partir daí, suas aplicações foram se multiplicando e se tornando mais complexas como na Álgebra, Geometria, Trigonometria, Porcentagem, Estatística, Topologia, Teoria dos jogos, dentre outras.

Passaram a auxiliar nas construções civis, na Engenharia e na Arquitetura; cálculos financeiros, estabelecendo novas economias em todo o planeta. A Teoria da Evolução – que trata da seleção natural das espécies – só pode ser desenvolvida com o uso da matemática. Sem ela, seria impossível a criação de computadores. Desde os primeiros que funcionavam a válvula, até aqueles com tecnologia de ponta.

Como você pode ver, a presença e os benefícios da Matemática no nosso dia a dia são incalculáveis e ela está em toda parte. Descubra como ela impacta diretamente em vários aspectos da sua vida:

  1. A contagem matemática está no nosso calendário, estabelecendo dias, meses e estações do ano; é por meio dela que compreendemos as distâncias, medidas, tamanhos e diversas grandezas que nos auxiliam diretamente em inúmeras áreas de nossas vidas, como a temperatura, pressão, velocidade. Sem a matemática seria impossível fazer a previsão do tempo meteorológico.
  2. A Matemática é essencial à Medicina, pois possibilita o desenvolvimento de tecnologias de ponta que ajudam no mapeamento da anatomia humana, na elaboração de exames e prescrição de remédios. Está presente ainda na indústria farmacêutica. Portanto, nossa saúde depende diretamente da Matemática. Muitos dos exames que fazemos, tem seus resultados expressos por números. Ela também está em nossa alimentação, nos ajudando no cálculo de calorias e peso das comidas que proporcionam uma vida mais saudável e ainda no estabelecimento de indicadores como o índice de massa corpórea (peso / altura x altura);
  3. A estatística é uma área da matemática capaz de revelar tendências quando se trata de grandes quantidades. É o caso das pesquisas eleitorais, cujos gráficos nos mostram quais candidatos políticos estão à frente nas Eleições, ou ainda no comportamento da bolsa de valores e no desenvolvimento da cura de doenças. Qualquer pesquisa científica de ponta conta com a estatística que aplica inteiramente a Matemática em seus resultados
  4. A Matemática está presente na nossa economia doméstica. Ao fazer compras, como calcular troco? Ao pagar contas, como calcular os juros? E até qual investimento fazer, se sobrar um dinheiro no fim do mês? As nossas finanças são álgebra pura e precisamos da Educação Financeira para manter as nossas contas em dia! Seria impossível calcular se a gasolina está mais barata que o álcool sem a famosa regra de três e, portanto, economizar;
  5. Como a geometria é aplicada diretamente pelos engenheiros e arquitetos ao construírem pontes ou casas? O cálculo do teorema de Pitágoras pode ser utilizado por esses profissionais?
  6. A criação de computadores, smartphonese tecnologias ligadas a eles, como a Internet, só foi possível por causa da Matemática e seu código binário, e eles ajudam também no desenvolvimento da Teoria do Caos, tão importante no estudo para previsão meteorológica;
  7. Na indústria, ela é aplicada na linha de produção, e na pesquisa e desenvolvimento de produtos mais sofisticados e até mesmo na hora de pensar na forma das embalagens;
  8. Atletas de elite usam ferramentas matemáticas sofisticadas para maximizar suas performances. Além disso, como saber quem ganhou nas provas de atletismo e natação nas Olimpíadas sem a tecnologia para definir os milésimos de segundos de diferença que um atleta estabelece sobre outro?
  9. A Matemática está presente na aviação e até mesmo fora da Terra, para medir a distância entre os planetas, suas diferentes gravidades e até para, quem sabe, descobrir se há vida fora daqui;
  10. Os filmes 3D usam softwares que têm como base a Matemática para produzir efeitos especiais incríveis que criam cenas realistas em cima de cenários que possuem apenas fundos verdes;
  11. Até na arte a Matemática está presente. Você sabia que ela é usada para produção esculturas e pinturas de quadros famosos como a Monalisa? Ou ainda que ela está presente nas partituras musicais?
 Jornal Nacional exibe série especial sobre Matemática e mostra que é uma ciência que tem ainda muito para descobrir

 Pela primeira vez a maior emissora de TV do Brasil se interessou pela a mãe de todas as ciências. E de segunda-feira do dia 13 a sexta-feira 18 de Novembro de 2017, o Jornal Nacional exibiu uma série especial de  reportagens sobre a Matemática, tendo como protagonista o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. Na Matemática, verdades são eternas, mas ainda há muito para se descobrir.  Ou seja, os matemáticos ainda tentam descobrir qual a forma do universo.  A primeira reportagem abordou que a Matemática é assustadora, mas ela está nas coisas mais simples da vida. O universo é cercado por números e até quem detesta matemática sabe que os números estão aí para ajudar.
‘É a ciência que estuda padrões’, afirma o matemático Marcelo Viana.

As reportagens usaram pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar e o Museu do Amanhã – e até uma pizzaria! – para explicar curiosidades sobre o surgimento da contagem, a relação entre a matemática e a música, entre outros assuntos e mostrar como a Matemática é útil e divertida.

Para ilustrar a reportagem mostrou alguns exemplos dentre os quais foram uma pizza. Com o teorema de Pitágoras e de que maneira esse teorema relaciona os catetos de um triângulo retângulo à sua hipotenusa. Para saber mais acesse: https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/7724/jornal-nacional-exibe-serie-especial-sobre-matematica-e-mostra-que-e-uma-ciencia-que-tem-ainda-muito-para-descobrir

As matérias, de aproximadamente seis minutos cada, mostraram como a Matemática está no cotidiano das pessoas. Os episódios foram exibidos ao longo da semana no principal telejornal do país e chamou atenção de milhões de pessoas, em redes sociais muitos comentaram sobre o assunto, e indagaram? – porque o Jornal Nacional fez questão de mostrar essa série de reportagens falando de Matemática?

Conduzidas pelo experiente jornalista Pedro Bassan, Marcelo Viana foi  o condutor das reportagens, explicando a origem e conceitos básicos e aproximando a disciplina do dia a dia de todos.

 “Ela tem fama de difícil e, por isso mesmo, talvez seja uma ciência injustiçada, vítima de muito preconceito, porque a matemática, tão temida pela complicação, está presente nas coisas mais simples da vida”. Disse Valdivino Sousa.

Você gosta de números? Não? Então mesmo sem gostar você não vive sem eles. Os problemas nascem junto com o Sol. Ele é o único ponteiro do nosso único relógio. Sem os números, o homem não inventou as horas.

Até quem detesta matemática já percebeu que, quando aparecem, os números estão aí para nos ajudar. Um, dois, três, é impossível fugir. Fazemos contas toda hora, todos os dias, às vezes sem perceber.

O goleiro vive calculando a bissetriz de um ângulo para fechar o gol. Já o atacante passa o jogo calculando o ângulo inscrito que permite o chute. Ainda bem que os números existem.

E, no mundo dos números, o Brasil tem um lugar de honra: o Impa, Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Em meio à Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, cientistas brasileiros e estrangeiros desenvolvem algumas das pesquisas mais avançadas da matemática.

O futuro serão daqueles que sabem matemática para se integrar no processo de revolução digital, pois bem, como está o futuro da matemática no Brasil?  Será que os jovens estão se preparando para a revolução digital?

O Brasil produz matemática de ponta. Temos pesquisadores de primeira linha e reconhecimento internacional quando o assunto é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Tudo isso em um país cujo ensino da disciplina na escola afasta os estudantes, ao invés de instigar a paixão pelos números.

“Engana quem acha que a Matemática só é números, fórmulas e equações complexas. Para quebrar esse preconceito com a disciplina procurei criar o método X Y Z que tem como objetivo proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da Engenharia Didática em Educação Matemática, com uso de objetos ilustrativos”. Explica o Matemático Valdivino Sousa.

A Globo incentivando o estudo da Matemática

 A Globo incentivando o estudo da Matemática: Pois é  no Programa Conversa com Bial, exibido em 17/11/2017, Marcelo Viana, diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e a pesquisadora Carolina Araújo provaram por a+b que a matemática está presente em tudo e vai muito além de contas, fórmulas e equações. Eles dizem: “Nós não estamos preparando nossos jovens para essa revolução digital. O futuro será daqueles que saibam matemática suficiente para se integrar nesse processo”.

E, no mundo dos números, o Brasil tem um lugar de honra: o Impa, Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Em meio à Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, cientistas brasileiros e estrangeiros desenvolvem algumas das pesquisas mais avançadas da matemática.

O futuro serão daqueles que sabem matemática para se integrar no processo de revolução digital, pois bem, como está o futuro da matemática no Brasil?  Será que os jovens estão se preparando para a revolução digital?

“A matemática não é um cardápio de fórmulas que você tem que decorar para resolver um problema, mas uma forma de pensar e enxergar o mundo que nos ajuda no dia a dia.” (Carolina Araújo).

Saiba mais: https://valdivinodesousa.jusbrasil.com.br/noticias/521488133/o-futuro-sera-daqueles-que-sabem-matematica-para-se-integrar-no-processo-de-revolucao-digital

Expectativa para 2018 em Matemática!

A expectativa para 2018 é que a Matemática esteja mais presente, pois um dos grandes eventos que já está marcado irá ocorrer no Brasil também no Rio de Janeiro, estou falando do Congresso Mundial de Matemáticos, que acontecerá em 2018.

A Comissão de Educação da Câmara e a Frente Parlamentar Mista da Educação realizaram, no mês de Dezembro de 2017, o Seminário Internacional com o tema “A Importância da Matemática”. Que discutiu a importância do ensino da matemática na formação do cidadão  – Desafios do ensino da matemática no Brasil. Segundo o presidente da Frente Parlamentar da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR), a iniciativa está incluída na programação do Biênio da Matemática, celebrado em 2017 e 2018, para marcar a realização, no Brasil, dos dois maiores eventos mundiais na área: que foi a Olimpíada Internacional de Matemática (que ocorreu em julho, no Rio de Janeiro); e o Congresso Mundial de Matemáticos, que acontecerá em 2018.

Programação de Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais em Matemática que ocorreu em 2017:

Acesse: http://www.matematicauva.org/eventos/

Acesse: http://www.cp2.g12.br/blog/matematica/2016/10/02/eventos-de-matematica-em-2017/

Valdivino Sousa

Prof. Ms Valdivino Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Psicanalista, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática.

Siga-nos no Twitter!

Mais de Valdivino Sousa

Comentários

Notícias relacionadas