desktop_cabecalho

A regra de Temer: Se não consegue cumprir a Constituição, basta mudar o texto

Ler na área do assinante

A mais recente maracutaia concebida no Palácio do Jaburu foi denunciada na tarde desta quinta-feira (04) pela “Folha de S.Paulo”: o quadrilhão planaltino pretende aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para destruir a "Regra de Ouro" da Responsabilidade Fiscal no Brasil.

De acordo com a reportagem, a decisão de explodir a Responsabilidade Fiscal através de uma PEC consolidou-se na manhã de hoje (04) durante reunião do trio infernal no bunker: Michel Temer, Henrique Meirelles e Rodrigo Maia. Ainda segundo a matéria, também estavam presentes os ministros Dyogo Oliveira (Ministério do Planejamento) e Alexandre Baldy (Ministério das Cidades).

A mutreta é gravíssima: alterar dramaticamente as vedações impostas pelo Art. 167, incisos II e III, da Constituição da República Federativa do Brasil.

Em resumo, o objetivo da "Regra de Ouro" é proibir que União, Estados e Municípios realizem despesas ou contraiam dívidas além da previsão orçamentária para custear despesas correntes (salários do funcionalismo e contas de água e luz, por exemplo) e empurrem essas contas para outros governos.

Descumprir tais vedações constitucionais constituem Crime de responsabilidade e podem levar o governante ao Impeachment. Cumpre recordar, foi exatamente a justificativa aplicada para cassar o mandato da então presidente Dilma Rousseff.

A Folha de S.Paulo informa também que a "#PECdaBandalha" já tem até relator na Câmara dos Deputados: será o deputado federal Pedro Paulo (MDB/RJ), ex-secretário municipal de Eduardo Paes derrotado em 2016 ainda no primeiro turno da disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

A quem interessar possa, aqui está o link para a íntegra da matéria-denúncia publicada pela #Folha: http://folha.com/no1948020

Segue o enterro na #BananeiraJeitinho...

Foto de Helder Caldeira

Helder Caldeira

Escritor, Colunista Político, Palestrante e Conferencista
*Autor dos livros “Águas Turvas” e “A 1ª Presidenta”, entre outras obras.

Ler comentários e comentar