Moraes "abre fogo" contra big techs e defende regulação internacional
14/05/2026 às 17:50 Direito e Justiça
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira (14) que as grandes empresas de tecnologia exercem atualmente um poder “supranacional” e, segundo ele, atuam muitas vezes sem respeitar as legislações nacionais. A declaração foi feita durante a XVI Conferência Ibero-Americana de Justiça Constitucional, realizada em Brasília.
Durante o evento, visivelmente incomodado, Moraes defendeu a criação de mecanismos internacionais de regulação das plataformas digitais e sustentou que cortes constitucionais de diferentes países deveriam liderar esse processo de formulação de normas globais.
Segundo o magistrado, grupos classificados por ele como “extremistas” utilizam as redes sociais para promover ataques ao Judiciário e às instituições democráticas. Para Moraes, a ausência de controle mais rígido sobre as plataformas representa uma ameaça à soberania das democracias contemporâneas.
O ministro chegou a associar a atuação das empresas de tecnologia ao aumento de casos de automutilação e suicídio entre jovens. Na avaliação dele, o funcionamento das plataformas contribui para um ambiente de pressão psicológica sobre crianças e adolescentes, situação que classificou como um “verdadeiro bullying” contra a juventude.
A manifestação parece mais um ano desesperado...
Acabam de surgir as primeiras camisetas de apoio ao pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro. Não fique fora dessa! Seja um dos primeiros a estampar a luta pelo Brasil. Para adquirir, basta clicar no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/collections/camisetas
Veja:
da Redação