Apuração vai confirmando boca de urna e indica mais uma vitória da direita na América do Sul

Ler na área do assinante

Uma disputa extremamente apertada. A pesquisa de boca de urna publicada pelo Instituto Ipsos neste domingo (7), aponta a vitória de Keiko Fujimori na eleição presidencial do Peru com 50,7% dos votos válidos contra Roberto Sánchez, com 49,3% dos votos.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Devido à proximidade do resultado, o cenário é de empate técnico e os números oficiais podem levar alguns dias para serem divulgados.

O levantamento foi feito com base em 18 000 entrevistas realizadas em todo o território peruano, e a pesquisa publicada logo após o fechamento das urnas.

Em uma disputa apertada, os eleitores escolhem entre a candidata da direita Keiko Fujimori, a ex-congressista e filha de Alberto Fujimori, e o esquerdista Roberto Sánchez, que foi ministro do ex-presidente Pedro Castillo, deposto e preso acusado de tentativa de golpe em dezembro de 2022.

As pesquisas mais recentes mostram empates técnicos entre os dois, com uma pequena vantagem para Fujimori, que foi a primeira colocada no primeiro turno em abril, com 17,2% dos votos válidos, enquanto Sánchez tinha conquistado 12,0% dos votos válidos na primeira votação, cujos números foram confirmados um mês depois, em meio a uma apuração atabalhoada.

O cenário indefinido dificulta fazer previsões, mas a probabilidade de Fujimori vencer a eleição é vista por analistas como um reforço da guinada à direita que tem sido vista na América Latina em suas trocas de comandos mais recentes, e fortalecendo no continente a corrente do republicano Donald Trump, de volta à presidência dos Estados Unidos desde janeiro do ano passado.

O Peru se junta à Colômbia, que também escolhe seu presidente neste mês. O direitista Abelardo de la Espriella, que saiu na liderança do primeiro turno da Colômbia na semana passada, com 43,7% dos votos, é por enquanto o favorito no país. O segundo turno colombiano será disputado com o senador de esquerda Ivan Cepeda, que teve 40,9% dos votos, e acontece em 21 de junho.

Um recado para nossos assinantes: MUITO OBRIGADO! É com a sua ajuda que conseguimos continuar nessa árdua batalha.

Você que ainda não é um assinante, considere essa possibilidade. O valor é muito baixo - apenas R$ 19,90 mensais, que fazem toda a diferença no JCO. Para assinar é muito simples, basta clicar no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação
Ler comentários e comentar