Falta menos de 1% para o término da apuração no Peru
16/06/2026 às 06:48 Internacional
A contagem de votos para a Presidência do Peru entrou na reta final com a direita na frente. A candidata Keiko Fujimori (Fuerza Popular) lidera a apuração do 2º turno até as 6h44 desta terça-feira (16). Com 99,033% das urnas contabilizadas, a filha do ex-presidente Alberto Fujimori tem uma vantagem de 32.909 votos sobre o adversário Roberto Sánchez (Juntos por el Perú).
O placar decorre de uma sucessão de viradas. Em 8 de junho, Keiko liderava a apuração e foi ultrapassada por Sánchez, que liderou até a madrugada de quinta-feira (11), quando ela voltou à dianteira.
A margem apertada das eleições lança incerteza sobre a proclamação do resultado final e deve manter a disputa judicializada até a análise das atas impugnadas pelos órgãos eleitorais peruanos.
Desde 2016, o Peru teve 8 presidentes. Nesse período, 4 foram destituídos pelo Congresso, 2 renunciaram antes de enfrentar processos de destituição e 1 concluiu um mandato interino de apenas 8 meses.
Um recado para nossos assinantes: MUITO OBRIGADO! É com a sua ajuda que conseguimos continuar nessa árdua batalha.
Você que ainda não é um assinante, considere essa possibilidade. O valor é muito baixo - apenas R$ 19,90 mensais, que fazem toda a diferença no JCO. Para assinar é muito simples, basta clicar no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação