AO VIVO: Só a esquerda acreditava que Lula era comunista... Ele é oportunista (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Durante uma conversa informal nos bastidores da cúpula do G7, captada por microfones abertos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que nunca foi “esquerdista” e que sua trajetória sempre esteve ligada ao sindicalismo e ao pragmatismo político. Na mesma conversa, Lula chegou a dizer que “o mundo não é de esquerda”, mas sim “do caminho do meio”. 

A declaração provocou reações imediatas nas redes sociais, especialmente porque Lula é visto há décadas como a principal liderança da esquerda brasileira e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT).

Mas, olhando friamente para os fatos, talvez a maior surpresa não seja Lula dizer que nunca foi esquerdista.

A surpresa é alguém ainda ficar surpreso com isso.

Ao longo de sua carreira, Lula construiu sua trajetória muito mais como um negociador habilidoso e oportunista do que como um ideólogo. Mesmo nos momentos de maior aproximação com pautas progressistas, seu histórico sempre foi marcado por alianças amplas, acordos com setores do empresariado, diálogo com o mercado financeiro e articulações com partidos de diferentes espectros políticos, de acordo com suas conveniências. 

O próprio Lula relembrou no G7 que, durante os anos 1980, chegou a ser chamado de anticomunista por setores da esquerda após recusar convites ligados à antiga União Soviética. 

Talvez o episódio revele algo mais profundo sobre a política brasileira.

Enquanto adversários passaram décadas tentando enquadrar Lula como um revolucionário socialista e parte de seus apoiadores o apresentavam como um símbolo da esquerda latino-americana, o próprio Lula parece preferir uma definição muito mais simples: a de um político pragmático que ocupa o espaço onde acredita existir maioria eleitoral.

Em outras palavras, a novidade não é Lula se apresentar como figura de centro.

A novidade é ele dizer isso em voz alta, diante de líderes mundiais, sem se preocupar com as reações que a frase produziria dentro da própria esquerda brasileira. 

Se alguém ficou chocado com a declaração, talvez a pergunta correta não seja por que Lula disse isso.

A pergunta é: por que tanta gente demorou tanto tempo para perceber?

Veja o vídeo:

Foto de Emílio Kerber Filho

Emílio Kerber Filho

Escritor e Estrategista Político. Criador do método Arquitetura Eleitoral:
https://emiliokerber.com.br/

Ler comentários e comentar