Tabelião é condenado a pena duríssima por crimes gravíssimos praticados em 2021

Ler na área do assinante

Um dos casos criminais de maior repercussão da história recente de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O tabelião Ricardo Pinheiro Jucá Vasconcellos foi condenado a 70 anos, 6 meses e 15 dias de reclusão em regime fechado pelo assassinato da mulher, Nahatty Gomes, grávida de seis meses, e dos sogros, Rosemary Gomes da Cunha e Wellington Gomes Melo, em agosto de 2021, no bairro Cônego.

O julgamento, realizado no Tribunal do Júri do Fórum de Nova Friburgo, durou cerca de 29 horas de sessão divididas em dois dias intensos, mobilizando familiares, advogados, Ministério Público, Defensoria Pública e dezenas de pessoas que acompanharam o caso desde o início.

Entre os depoimentos, chamou atenção o relato de Saliha Mello, irmã de Nahatty, que relembrou os últimos momentos ao lado da família, como quando fez uma chamada de vídeo com sua irmã e seus pais poucas horas antes da tragédia. Também no primeiro dia aconteceu o interrogatório de Ricardo Jucá, que durou cerca de uma hora.

Durante o depoimento, ele voltou a sustentar a versão de que sofreu um surto psicótico no dia do crime, provocado pelo uso de medicamentos psiquiátricos, e afirmou não se lembrar de nada a partir do momento em que pegou a arma usada nos assassinatos.

A Defensoria Pública manteve a tese de que Ricardo não possuía plena capacidade mental no momento dos crimes e pediu a chamada absolvição imprópria, com aplicação de medida de segurança e tratamento psiquiátrico. Os defensores também alegaram ausência de provas suficientes para condenação criminal comum.

Por outro lado, o Ministério Público sustentou que o crime foi premeditado e que o réu tinha total consciência dos próprios atos.

Durante a sustentação da acusação, um dos momentos de maior impacto aconteceu quando foi exibido um vídeo produzido por Saliha, reunindo áudios, fotos e registros da convivência familiar das vítimas.

O material comoveu familiares, presentes no plenário e parte da equipe envolvida no julgamento. Segundo os promotores, no entanto, Ricardo Jucá permaneceu sem esboçar qualquer reação emocional durante toda a exibição.

Na sentença lida pela juíza Dra. Simone Dalila Nacif, ficou estabelecido que o réu foi condenado pelos assassinatos e pelo crime de aborto provocado, com o reconhecimento de agravantes que tornaram a punição mais severa, entre elas o feminicídio, a violência doméstica, o fato de uma das vítimas estar grávida e a impossibilidade de defesa das vítimas durante o ataque.

Ao definir a pena, a magistrada considerou que as provas apresentadas durante o julgamento mostraram que o réu tinha plena consciência do que fazia no dia do crime, descartando a tese da defesa de que ele estaria em surto psicológico.

Segundo a decisão, ele realizou atividades normalmente horas antes dos assassinatos, negociou a compra de uma arma e demonstrou comportamento incompatível com alguém sem controle sobre os próprios atos.

A juíza também destacou a extrema gravidade das consequências do crime, ressaltando o impacto devastador causado à família das vítimas. Na avaliação da sentença, além das mortes violentas, o caso destruiu praticamente todo um núcleo familiar em um único episódio, causando sofrimento permanente aos parentes sobreviventes, fator que contribuiu para o aumento da pena aplicada ao condenado.

Ao final da leitura da sentença, a emoção tomou conta do plenário. Alguns integrantes do conselho de sentença chegaram a se emocionar com o encerramento de um processo que mobilizou a cidade durante anos.

Paulo Campos, marido de Saliha, abraçou a mulher logo após o resultado e disse:

“Agora você vai poder dormir em paz.”

Um recado para nossos assinantes: MUITO OBRIGADO! É com a sua ajuda que conseguimos continuar nessa árdua batalha.

Você que ainda não é um assinante, considere essa possibilidade. O valor é muito baixo - apenas R$ 19,90 mensais, que fazem toda a diferença no JCO. Para assinar é muito simples, basta clicar no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir