De Dom Pedro II ao caos: Como o Brasil trocou o império pela gambiarra populista da República (veja o vídeo)
23/06/2026 às 17:30 Política
O professor Marcos Pizzolatto propõe uma reflexão incômoda: o Império brasileiro, com todas as suas falhas, foi superior à nossa atual República? A análise destaca que, durante os seus 67 anos, o Brasil monárquico desfrutou de notável estabilidade territorial, crescimento econômico, expansão ferroviária e profundo respeito diplomático internacional. Enquanto o restante da América Latina afundava em guerras civis, golpes e instabilidade crônica, o Império mantinha a ordem institucional de um país continental.
Grande parte desse cenário se deve à figura de Dom Pedro II, descrito como um chefe de Estado erudito, que debatia com grandes pensadores, financiava a ciência e agia como um poder moderador.
Contudo, a República, que foi vendida ao povo como o ápice da modernização, revelou-se na prática um golpe militar improvisado. O que deveria ser um avanço em representação e cidadania rapidamente se converteu na institucionalização do populismo barato, da demagogia e da burocracia oligárquica.
A conclusão do professor Pizzolatto representa um alerta: o problema mais grave talvez não resida no modelo político em si, mas na impressionante capacidade do Brasil de transformar tanto a Monarquia quanto a República em grandes decepções nacionais...
Veja o vídeo:
Com a chegada da Copa do Mundo e das eleições, o Jornal da Cidade Online preparou uma oferta especial para todos os seus leitores: na compra de uma Bandeira do Brasil, você recebe um presente surpresa especial por apenas R$ 59,90. Tudo com FRETE GRÁTIS para todo o Brasil! Não perca essa oportunidade e apoie a continuidade do nosso trabalho! Basta clicar no link abaixo:
https://conteudoconservador.news/jco-vende/
Contamos com você!
da Redação