Ex-prefeito de uma das mais importantes capitais do país irá a júri popular por homicídio de fiscal
28/06/2026 às 06:38 Direito e Justiça
A sentença de pronúncia foi publicada na última sexta-feira (26) decidindo que o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, irá a julgamento pelo Tribunal do Júri pela morte do fiscal tributário aposentado Roberto Carlos Mazzini, ocorrida em março deste ano. A decisão foi assinada pelo juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, que entendeu haver elementos suficientes para que o caso seja analisado pelo júri popular.
Para o magistrado existem provas da materialidade do crime e indícios de autoria capazes de justificar o envio do processo para julgamento popular. A decisão não representa uma condenação, mas o reconhecimento de que o caso deve ser apreciado pelo Tribunal do Júri.
Bernal responde por homicídio qualificado, com as circunstâncias de motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. A acusação também aponta a incidência de aumento de pena em razão de Mazzini ter mais de 60 anos. Além disso, o ex-prefeito responde por porte ilegal de arma de fogo e invasão de domicílio.
O Ministério Público sustenta que o crime ocorreu em meio a uma disputa envolvendo um imóvel localizado na Rua Antônio Maria Coelho, que havia sido arrematado pela vítima em leilão. Para os promotores, Bernal teria agido motivado por inconformismo com a perda da propriedade.
Durante a fase de instrução processual, a defesa do ex-prefeito alegou legítima defesa e pediu a absolvição das acusações. Os advogados afirmam que houve um desentendimento entre as partes e contestam a versão apresentada pela acusação.
Bernal ainda detinha a posse do imóvel e quem teria cometido a invasão de domicílio foi a vítima, que inclusive arrombou o portão principal para adentrar na casa.
Com o acionamento do alarme, o ex-prefeito se dirigiu ao local, ocasião em que se deparou com a suposta invasão, ocorrendo a desavença, sustenta a defesa.
Preso preventivamente desde o fim de março, Bernal permanece detido. A data do julgamento pelo Tribunal do Júri ainda será definida pela Justiça.
Um recado para nossos assinantes: MUITO OBRIGADO! É com a sua ajuda que conseguimos continuar nessa árdua batalha.
Você que ainda não é um assinante, considere essa possibilidade. O valor é muito baixo - apenas R$ 19,90 mensais, que fazem toda a diferença no JCO. Para assinar é muito simples, basta clicar no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação