
“Milícia digital” torra valores milionários para atacar Flávio e Tarcísio. De onde vem o dinheiro?

28/06/2026 às 09:01 Política

Sete páginas no Facebook e no Instagram, com poucos seguidores e sem identificação dos responsáveis, gastaram mais de R$ 1,1 milhão em apenas dois meses para impulsionar conteúdos contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, e contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), segundo levantamento do jornal O Globo.
O levantamento aponta que as páginas adotaram estratégias semelhantes, sugerindo uma atuação coordenada. Em vez de concentrar recursos em poucos anúncios, elas impulsionaram centenas de publicações com pequenos valores, o que dificulta a remoção em massa do conteúdo pelas plataformas.
De acordo com O Globo, as postagens utilizavam legendas genéricas, sem relação direta com o conteúdo político, para reduzir a chance de identificação automática pelos algoritmos.
Três páginas criadas em maio impulsionaram mais de mil publicações antes de saírem do ar.
Em junho, outras quatro assumiram a campanha, investindo R$ 247 mil apenas no mês. Entre 17 e 23 de junho, desembolsaram R$ 135 mil, ficando atrás apenas do governo federal em gastos com impulsionamento na Meta.
As páginas se apresentavam como veículos independentes, com nomes como Radar do Planalto, Dossier Brasil 24h e O Contra-Fluxo.
Apesar de terem menos de 400 seguidores cada, algumas informaram gastos superiores a R$ 300 mil em anúncios. Elas também compartilhavam características técnicas, como registros feitos nas mesmas datas, sites hospedados em sequência e contatos vinculados ao Paraná.
Um dos anúncios alcançou entre 300 mil e 350 mil impressões, principalmente em São Paulo e Minas Gerais, enquanto exibia vídeos críticos a Flávio Bolsonaro acompanhados de manchetes de veículos de imprensa.
Segundo especialistas ouvidos pelo jornal, o uso de linguagem indireta e legendas neutras dificulta a detecção automática pelas plataformas e amplia o alcance das publicações.
O grupo de páginas ficou ativo por poucas semanas e, após sair do ar, foi substituído por novos perfis com características semelhantes.
Um recado para nossos assinantes: MUITO OBRIGADO! É com a sua ajuda que conseguimos continuar nessa árdua batalha.
Você que ainda não é um assinante, considere essa possibilidade. O valor é muito baixo - apenas R$ 19,90 mensais, que fazem toda a diferença no JCO. Para assinar é muito simples, basta clicar no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!












