
AO VIVO: Vice de Flávio será uma mulher e surge uma favorita (veja o vídeo)

07/07/2026 às 06:50 Opinião

A definição da chapa presidencial de Flávio Bolsonaro para 2026 começa a ganhar contornos mais claros. Nos bastidores, a avaliação predominante é de que a vaga de vice-presidente será ocupada por uma mulher, em uma estratégia que busca ampliar o diálogo com segmentos específicos do eleitorado e agregar diferentes perfis políticos à campanha.
Cinco nomes aparecem entre as principais cotadas: Bia Kicis, Daniella Marques, Júlia Zanatta, Simone Marquetto e Tereza Cristina. Cada uma representa uma estratégia distinta.
Bia Kicis é um dos nomes mais identificados com o bolsonarismo no Congresso. Deputada federal pelo Distrito Federal, mantém boa relação com Michelle Bolsonaro, mas também é reconhecida pela lealdade à família Bolsonaro como um todo. Sua escolha reforçaria a identidade do eleitorado conservador tradicional.
Júlia Zanatta representa uma nova geração da direita. Deputada federal por Santa Catarina, teve seu nome defendido publicamente por Carlos Bolsonaro e consolidou espaço entre os parlamentares mais alinhados às pautas ideológicas do movimento conservador.
Simone Marquetto poderia ampliar o alcance da campanha junto ao eleitorado católico, segmento considerado estratégico na disputa presidencial.
Já Tereza Cristina oferece um perfil de grande experiência política. Ex-ministra da Agricultura do governo Bolsonaro, possui forte interlocução com o agronegócio e bom trânsito no Congresso Nacional, características que poderiam fortalecer uma futura base de sustentação política.
Entretanto, entre todos os nomes analisados, um começa a despontar com maior força nos bastidores: Daniella Marques.
Ex-presidente da Caixa Econômica Federal durante o governo Bolsonaro, Daniella reúne um perfil técnico, experiência administrativa e proximidade com Flávio Bolsonaro desde o período em que participou do núcleo econômico da pré-campanha.
Além disso, interlocutores próximos ao senador afirmam que ela reúne características consideradas importantes para a estratégia eleitoral: baixa rejeição, boa capacidade de diálogo com o setor produtivo e ausência de desgaste político acumulado em disputas eleitorais recentes.
Embora nenhuma decisão oficial tenha sido anunciada, cresce a percepção de que Daniella Marques reúne o conjunto de atributos que mais se aproxima do perfil desejado por Flávio Bolsonaro para compor a chapa.
A definição ainda depende das negociações políticas e partidárias dos próximos meses, mas, neste momento, a ex-presidente da Caixa aparece como a preferência pessoal do senador e desponta como a principal favorita para ocupar a vaga de vice-presidente.
Veja o vídeo:
Emílio Kerber Filho
Escritor e Estrategista Político. Criador do método Arquitetura Eleitoral:
https://emiliokerber.com.br/
https://emiliokerber.com.br/












