Presidente eleito da Colômbia diz que Petro quer dar “golpe de estado”, convoca as Forças Armadas e situação é tensa

Ler na área do assinante

O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, anunciou nesta terça-feira (7) a suspensão do processo de transição com o governo de Gustavo Petro, após o atual presidente ter anunciado que não reconhece a legitimidade da eleição e que o líder da direita “não venceu as eleições”.  

“Acabei de dar instruções ao senhor vice-presidente eleito da República para suspender imediatamente o processo de ligação com o governo corrupto que termina o seu período”, disse De la Espriella na rede social X e acrescentou que explicará as razões da decisão e as medidas que tomará “de imediato”.

Abelardo de la Espriella, afirmou ainda que o presidente em fim de mandato, Gustavo Petro, quer dar um “golpe de Estado” e convocou as Forças Armadas a “protegerem” a democracia e a desobedecerem a quaisquer ordens nesse sentido

“Petro e Cepeda iniciaram seu Plano B para permanecer no poder a todo custo. E querem fazer isso por meio de um golpe de Estado... como presidente eleito, peço às Forças Armadas da República da Colômbia que cumpram seu juramento, protejam a Constituição e a democracia e não obedeçam a quaisquer ordens que Petro possa dar em contrário”, declarou.

O advogado Abelardo de la Espriella foi eleito o novo presidente da Colômbia em junho. Numa votação polarizada e com margem de votos apertada, Espriella venceu no segundo turno o candidato de Petro, Iván Cepeda.

Um recado para nossos assinantes: MUITO OBRIGADO! É com a sua ajuda que conseguimos continuar nessa árdua batalha.

Você que ainda não é um assinante, considere essa possibilidade. O valor é muito baixo - apenas R$ 19,90 mensais, que fazem toda a diferença no JCO. Para assinar é muito simples, basta clicar no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir