desktop_cabecalho

Moda Futurista: Qual será o seu rumo?

Ler na área do assinante

- Futurismo:

Movimento que surgiu na Itália, em 1909, foi criado pelo poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti, quando ele publicou o primeiro Manifesto do Futurismo Foundation, que proclama a rejeição frontal do passado, a tradição e a defesa de uma nova ordem moderna, dominada pela máquina, a velocidade e a cidade. O  Futurismo surgiu em Milão e  da cidade de  Lombard espalhou-se rapidamente,por alguns países europeus,  se deslocando para  Paris, onde foi estabelecido o outro centro de produção futurista.

Moda Futurista.

A moda Futurista iniciou em 1962 graças ao estilista Paco Rabanne que procurava usar materiais inovadores para aquela época, até então nunca utilizados em termos de moda. Sua primeira criação futurista não foi muito bem aceita em função de o público alvo ser muito conservador e bastante arraigado a moda em voga.

A minissaia criada na Inglaterra por Mary Quant que causou uma grande revolução, desaprovação e escândalo impulsionou uma visão mais cosmopolita.

Na visão do designer Paco Rabanne sua moda criativa e futurista rejuvenescia as mulheres em pelo menos 20 anos, sem bisturi ou cirurgias plásticas dolorosas.

Seu processo criativo era resultante do aproveitamento de metais, plásticos, vinil, que lhe possibilitam fazer várias experiências na moda, lhe dando um cabedal de conhecimentos e uma criação absoluta, em termos de novos conceitos.

A partir de 1966 ele passou a usar desenhos mais arquitetônicos em seus looks e suas roupas passaram a ser mais comerciais e usáveis.

Em 1967 ele fez vestidos de papel com um corte invejável que se adaptariam ao Verão. Para o Inverno trouxe a sua contribuição através de tecidos como lurex, vinil e até mesmo plástico.

Ele também comentou com suas palavras: "Em 1968 eu projetei uma coleção de vestidos curtos, formas arquitetônicas, com botas brancas que ficariam bem tanto em Madame Pompidou, quanto em Twiggy.".

Em 69 ele criou uma coleção de botões de metal unidos por estrutura de plástico. Daí para frente suas obras forma sendo reproduzidas sob forma de grandes esculturas inspiradas na arquitetura.

Em 1988 ele se utilizou de partículas fossilizados e elementos do tipo flores, insetos, animais, penas de plástico que transformaram as roupas, sem, no entanto destoarem, do seu logotipo, voltados aos modelos totalmente futuristas e obras de arte como nos anos anteriores.

Em 1992 que Paco Rabanne começou utilizar e imaginar a reciclagem e reutilização de muito objetos. A partir de garrafas de água mineral, ele criou um vestido com linhas retas e forma limitada Ele comentou : "Se há um retorno ao meu estilo dos anos 60 e reciclagem é porque na moda de hoje carece de faísca".

Em 93 este estilista explicou que o seu material preferido era leve e poderia ser usado por meio de fibra óptica

No ano seguinte, ele combinou malha e metal, pensando em reduzir o peso e fazer seus vestidos de forma tão leve, adaptando plástico metalizado, para dar pleno efeito ao metal.

Em função das suas crenças pessoais depois de 49 anos dedicados a moda ele anunciou em 1999 a sua aposentadoria.

Em 2005, a empresa anunciou o seu regresso ao mercado e como novo diretor de moda Patrick Robinson deixando pela primeira vez na história do fundador icônica da casa para trazer novas concepções deste brilhante mestre.

As palavras de Robinson descreveram sua coleção: e a sua real  intenção:

"Para a minha estreia eu coletei a essência da alma de Paco Rabanne e eu trouxe para a passarela. Nesta coleção, há muitas roupas sedutoras e glamourosas com uma certa quantidade de provocação contida. Com um estilo ultra-feminino, elas são destinados para as mulheres que procuram novidades, para se agradar, do mesmo modo, que querem agradar aos outros. Ressaltou que as roupas têxteis terão destaque, acrescidas de algum detalhe metálico, para não ignorar a essência da firma "

Fancisco Rabaneda Cuervo, mais conhecido como Paco Rabanne, nasceu em San Sebastian em 1934. Sua infância foi marcada pela Guerra Civil Espanhola. Ele teve influências que moldaram sua maneira de lidar com a vida. Sua mãe era uma costureira na casa Balenciaga, e teve que sair para o exílio na França, com o resto de sua família na década de 30.Ele estudou arquitetura na Ecole Nationale Superieure des Beaux-Arts em Paris e as suas concepção de acessórios, se basearam nos costureiros Balenciaga, Givenchy e Christian Dior.

Presente e futuro desta moda

A Palestra com Carol Fernandes (SENAI MODA DESIGN RJ), grande especialista em moda e comportamento. Muita informação e inspiração para construção de uma coleção que busca as grandes expedições como linguagem e tendência. O evento contou com o tema futurista, tons metalizados lembrando os clássicos espaciais. Cores como prateados e bronzes compuseram a maior parte dos looks, não deixando os tons terrosos para trás. Presença de cores fortes como pink e roxo.

Fonte: Tecidos Kite

O tecido "holográfico" está chegando aos poucos e conquistando celebridades e fashionistas. Surgindo como tendência nas principais passarelas internacionais, como no desfile da Blumarine outono-inverno 2012, o efeito foi aposta novamente para o verão 2013 nos desfiles de Hugo Boss, Jonathan Saunders e Stella McCartney na coleção resort 2013, onde organizou uma Garden Party cheia de famosos no lançamento, e ainda promete realmente pegar em 2014 com mais marcas apostando nessa tendência multicolorida.

Esse é um tecido tecnológico que tem essa nomenclatura holográfico, pois vem da palavra holografia que significa algo que por interferência da luz sofre um reflexo tridimensional, mais conhecido como efeito 3D. Quando visto em objetos ou artigos de moda causa uma profundidade nas peças, capaz de não identificarmos sua cor real a olho nu, dando aos designers de moda uma interpretação futurista em suas criações.

Fonte: Inspira Mais

A moda e a tecnologia sempre andaram de mãos dadas, seja nos tecidos ou até mesmo incorporado ao design. Entretanto, nas últimas temporadas de desfiles, é possível notar novos modelos que parecem realmente saídos de filmes de ficção científica. É o caso de peças que trazem em si um desenho futurista aliado à tecnologia. A inovação fica por conta também de tendências recentes, como a incorporação do sportswear no street style, fazendo com que o uso de artigos esportivos domine de vez as ruas e a rotina dos fashionistas.

Ponto de vista:

O estilista Paco Rabanne foi  de uma felicidade a toda prova ,sendo super vanguardista e precursor da moda futurista, trazendo uma grande contribuição para ela, em termos de materiais, que passaram a ser inseridos nas confecções e conceitos até então não utilizados. Sua visão reciclável e reutilizável causaram muito espanto na época, em que foram lançadas, devido aos padrões mais rígidos da sociedade de consumo. Com a passar dos anos de um trabalho continuado e sério, Paco Rabanne começou a ser respeitado pela sua visão futurista e solidificou a sua marca de forma efetiva,não deixando dúvidas, que a moda futurista, que ganhou espaço através dele, ainda tem muito o que crescer, se desenvolver e se aperfeiçoar positivamente, em relação ao futuro.

Este assunto e muitos outros poderão ser acessados nas publicações diárias do Blog Anjinha da Moda-www.anjinhadamoda.com.br

Por hoje é só. Até o nosso próximo encontro, falando de outro tema atual da moda.Espero vocês.Até lá.

Jornalista Noeli de Carvalho e Silva

                 https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

Foto de Noeli de Carvalho e Silva

Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Ler comentários e comentar