
Convenção do PL reafirma união da direita no RS em torno de Zucco, Marcel e Sanderson

23/07/2026 às 12:39 Foco RS

A convenção do Partido Liberal (PL), realizada nesta quarta-feira (22), em Porto Alegre, reafirmou a união da direita no Rio Grande do Sul para as eleições de 2026. Ao oficializar a candidatura de Luciano Zucco ao Governo do Estado e de Ubiratan Sanderson ao Senado, o evento consolidou o projeto construído em conjunto com o NOVO, Progressistas, Republicanos, Podemos, Democracia Cristã e Democrata, que também terá Marcel van Hattem na disputa ao Senado. A convenção reforçou a unidade em torno de um mesmo propósito: fortalecer a representação gaúcha em Brasília, devolver protagonismo ao Estado e defender uma agenda de liberdade, segurança, responsabilidade fiscal e desenvolvimento.
Para Marcel van Hattem, a eleição representa a oportunidade de devolver ao Rio Grande do Sul uma voz firme e comprometida com os interesses dos gaúchos no Senado.
"Precisamos devolver o protagonismo do estado do Rio Grande do Sul. Chega de, até quando estamos debaixo d'água, sofrermos mais uma vez com a incompetência da política. Em Brasília, propusemos o perdão da dívida do Estado e os petistas gaúchos, em vez de pensar no Rio Grande do Sul, preferiram defender o partido e o governo. O Senado precisa ter gaúchos de verdade. Não podemos mais eleger um senador de direita e outro de esquerda. Nesta eleição, precisamos eleger dois senadores de direita. O Brasil precisa de um novo rumo. Nós acreditamos no Brasil, acreditamos no Rio Grande do Sul e, sobretudo, acreditamos em cada um de vocês", afirmou.
Sanderson destacou que a unidade da direita amplia a capacidade de defender os interesses do Estado no Congresso Nacional.
"Não é tempo de omissão. Estamos apresentando um time forte, preparado para percorrer o Rio Grande do Sul e defender as mudanças que o Brasil e os gaúchos esperam", afirmou.
O candidato ao governo do Estado Luciano Zucco ressaltou que o sucesso do projeto passa por uma atuação integrada entre o Governo do Estado e uma bancada forte em Brasília.
"O Rio Grande do Sul não é uma ilha. Os nossos problemas não serão resolvidos sozinhos. A renegociação da dívida com o governo federal, o Fundo Constitucional do Sul, as dívidas dos produtores rurais e as obras nas rodovias federais dependem de diálogo e exigem força em Brasília. É lá que essas decisões são tomadas. O Rio Grande precisa voltar a ser respeitado", afirmou.
Além das candidaturas majoritárias, o PL oficializou 56 candidatos à Assembleia Legislativa e 32 candidatos à Câmara dos Deputados, reforçando a construção de uma ampla base política para fortalecer o projeto da direita no Rio Grande do Sul.
Um recado para nossos assinantes: MUITO OBRIGADO! É com a sua ajuda que conseguimos continuar nessa árdua batalha.
Você que ainda não é um assinante, considere essa possibilidade. O valor é muito baixo - apenas R$ 19,90 mensais, que fazem toda a diferença no JCO. Para assinar é muito simples, basta clicar no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!






