Furioso, Milei manda resposta imediata a Lula e governo argentino se posiciona

Ler na área do assinante

O presidente da Argentina, Javier Milei, acusou o governo Lula (PT) de financiar uma suposta “campanha anti-Argentina”. A declaração foi feita em entrevista à rádio Mitre, um dia após o argentino participar da convenção do PL que oficializou a candidatura de Flávio Bolsonaro.

Segundo Milei, o Brasil teria sido o principal financiador dessa campanha, que, de acordo com ele, também contaria com apoio do governo do México e do Partido Democrata dos Estados Unidos.

“Quem pôs mais dinheiro nesta campanha anti-Argentina… O governo do Brasil. Vinte e cinco por cento dos recursos saíram do governo do Brasil”.

E prosseguiu::

“E depois vêm me falar de ingerência”, disse, ao comentar as acusações feitas contra sua atuação política no Brasil.

As novas declarações foram feitas após o governo Lula convocar para consultas o embaixador brasileiro em Buenos Aires, Julio Bitelli, e chamar o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Raimondi, em reação às falas de Milei durante a convenção do PL.

No evento de sábado, o presidente argentino chamou Lula de “presidiário” e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de “lixo careca”.

Em comunicado divulgado neste domingo, o governo argentino acusou Lula de interferir na política argentina ao visitar a ex-presidente Cristina Kirchner, em prisão domiciliar, durante viagem ao país em 2025.

O texto ainda relembrou críticas anteriores de integrantes do governo brasileiro a Milei e voltou a afirmar que assessores ligados ao PT participaram da campanha presidencial de Sergio Massa em 2023.

A escalada da crise repercutiu na imprensa argentina.

O Clarín afirmou que a tensão entre os dois países “está mais alta do que nunca” após as declarações de Milei.

Já o La Nación comparou o episódio ao atrito diplomático com a Espanha em 2024, enquanto o portal Todo Noticias avaliou que o conflito pode ultrapassar o campo político e afetar as relações institucionais entre Brasil e Argentina.

Um recado para nossos assinantes: MUITO OBRIGADO! É com a sua ajuda que conseguimos continuar nessa árdua batalha.

Você que ainda não é um assinante, considere essa possibilidade. O valor é muito baixo - apenas R$ 19,90 mensais, que fazem toda a diferença no JCO. Para assinar é muito simples, basta clicar no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir