
BTG/Nexus divulga nova pesquisa: Fenômeno eleitoral que aconteceu no Chile pode se repetir no Brasil

27/07/2026 às 07:05 Política

O Instituto Nexus, em parceria com o Banco BTG Pactual, divulgou nesta segunda-feira (27) uma nova pesquisa com as intenções de voto para presidente da República nas eleições de 2026.
Lula (PT) lidera o cenário estimulado de primeiro turno com 9 pontos percentuais de vantagem para Flávio Bolsonaro (PL).
Na simulação de segundo turno, a diferença cai para o limite da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais, o que configura um empate técnico entre os dois.
Nas outras simulações, também há empate técnico entre Lula e Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo). Contra Renan Santos (Missão), o petista venceria por uma pequena diferença.
Ou seja, de acordo com o avanço dos números, chega-se a conclusão que qualquer um dos candidatos tem plena condição de vencer Lula no 2º turno. Como a tendência é de união de todos os candidatos derrotados no 1º turno contra Lula no 2º turno, a situação do petista é cada vez pior.
Tudo levar a crer que o fenômeno eleitoral que aconteceu recentemente no Chile, poderá se repetir no Brasil, quando todos os candidatos de direita se uniram contra o candidato de esquerda, que havia vencido no 1º turno. Confira os números:
Lula x Flávio Bolsonaro
Lula (PT): 47%
Flávio Bolsonaro (PL): 43%
Nenhum/Branco/Nulo: 9%
Não sabe/Não respondeu: 1%
Lula x Ronaldo Caiado
Lula (PT): 45%
Ronaldo Caiado (PSD): 43%
Nenhum/Branco/Nulo: 10%
Não sabe/Não respondeu: 2%
Lula x Romeu Zema
Lula (PT):46%
Romeu Zema (Novo): 42%
Nenhum/Branco/Nulo: 11%
Não sabe/Não respondeu: 1%
Lula x Renan Santos
Lula (PT): 47%
Renan Santos (Missão): 39%
Nenhum/Branco/Nulo: 13%
Não sabe/Não respondeu: 2%
2.004 entrevistados pelo instituto Nexus entre os dias 24 e 26 de julho de 2026. A pesquisa foi contratada pelo Banco BTG Pactual. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº BR-01489/2026.
Um recado para nossos assinantes: MUITO OBRIGADO! É com a sua ajuda que conseguimos continuar nessa árdua batalha.
Você que ainda não é um assinante, considere essa possibilidade. O valor é muito baixo - apenas R$ 19,90 mensais, que fazem toda a diferença no JCO. Para assinar é muito simples, basta clicar no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!











