
URGENTE: RS entra em alerta máximo e situação pode se agravar em poucos instantes

27/07/2026 às 17:34 Clima

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "grande perigo" para o Rio Grande do Sul em razão da previsão de chuvas volumosas entre esta segunda-feira (27) e terça-feira (28). O aviso indica possibilidade de acumulados superiores a 100 milímetros por dia em diversas regiões do Estado.
De acordo com o instituto, o elevado volume de precipitação aumenta o risco de grandes alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra, especialmente em áreas suscetíveis a movimentos de encostas. As autoridades recomendam atenção redobrada da população diante das condições meteorológicas previstas.
As regiões com maior potencial para registrar os impactos das chuvas são o Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Região Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense e Nordeste Rio-grandense.
Além do alerta para acumulado de chuva, o Inmet também emitiu um aviso de "perigo" para tempestades durante o mesmo período. A previsão inclui possibilidade de chuvas intensas acompanhadas por rajadas de vento e outros fenômenos típicos desse tipo de sistema meteorológico.
Como medida preventiva, o instituto orienta que a população desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sempre que houver risco, acompanhe possíveis alterações em encostas, permaneça em locais seguros e protegidos e, em situações de inundação, mantenha documentos e objetos de valor protegidos da água, preferencialmente acondicionados em sacos plásticos.
A previsão reforça o cenário de instabilidade que deve marcar a semana no Rio Grande do Sul, exigindo acompanhamento constante dos avisos emitidos pelos órgãos oficiais de meteorologia e de defesa civil, principalmente nas áreas com histórico de enchentes e deslizamentos.
Pensando nas eleições e em quem valoriza o patriotismo e o respeito aos símbolos nacionais, o Jornal da Cidade Online preparou uma oferta especial por tempo limitado: na compra de uma Bandeira do Brasil, você recebe de presente um livro conservador exclusivo com conteúdo muito especial às vésperas da eleição. Tudo com FRETE GRÁTIS para todo o Brasil.
Seja na fachada de casa, na janela, em encontros familiares, eventos patrióticos ou nos dias de jogo da Seleção, a bandeira se torna um símbolo de união, esperança e pertencimento.
Não perca essa oportunidade, estampe o seu "amor" e apoie a continuidade do nosso trabalho! Basta clicar no link abaixo:
https://conteudoconservador.news/jco-vende/
Contamos com você!







