Após tomar "balão", Cabo Daciolo vai disputar outro cargo
07/08/2026 às 20:00 Política
O Mobiliza oficializou o ex-deputado federal Cabo Daciolo (RJ) como candidato ao governo do Amazonas nas eleições de outubro de 2026. Para a disputa, a legenda definiu Oliveira Bezerra (Mobiliza-AM) como candidato a vice-governador e Xuxa do Amazonas (Mobiliza-AM) para concorrer ao Senado.
O registro das candidaturas foi encaminhado na última quarta-feira, 5 de agosto, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A decisão altera os planos eleitorais anunciados anteriormente por Daciolo. Em outubro do ano passado, o ex-deputado havia declarado a intenção de disputar novamente a Presidência da República. Em abril deste ano, porém, ele se filiou ao Mobiliza, partido que posteriormente optou por não apresentar um nome para a corrida ao Palácio do Planalto.
Em 2018, Daciolo disputou a Presidência pelo Patriota e terminou o primeiro turno na sexta colocação, com 1,26% dos votos. Naquela eleição, Jair Bolsonaro, então filiado ao PSL, venceu Fernando Haddad (PT) no segundo turno.
Em entrevista ao jornal O Globo, Daciolo afirmou ter ficado surpreso com a decisão do partido, mas declarou estar “em paz” com a escolha de sua candidatura ao governo amazonense.
“Vamos começar a libertar a colônia pelo Estado do Amazonas e destacar a riqueza da Amazônia Legal, que envolve nove Estados brasileiros e 30 milhões de pessoas. Gostaria de agradecer ao Criador por essa porta que se abriu. É algo sobrenatural”, afirmou.
Trajetória política
Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, conhecido como Cabo Daciolo, tem 50 anos e nasceu em Florianópolis (SC). Além de sua atuação política, é bombeiro militar e pastor evangélico.
A primeira tentativa de Daciolo em uma eleição ocorreu em 2006, quando concorreu ao cargo de deputado estadual pelo Rio de Janeiro. Dois anos depois, disputou uma vaga na Câmara Municipal do Rio, mas não conseguiu se eleger.
Em 2014, Daciolo voltou a disputar uma eleição, desta vez para deputado federal pelo Rio de Janeiro. Ele foi eleito com quase 50 mil votos e exerceu um único mandato na Câmara dos Deputados, entre 2015 e 2019.
Quatro anos depois, em 2018, deixou a disputa proporcional para concorrer à Presidência da República. Agora, nas eleições de 2026, o ex-deputado tentará chegar ao governo do Amazonas pelo Mobiliza.
Pensando nas eleições e em quem valoriza o patriotismo e o respeito aos símbolos nacionais, o Jornal da Cidade Online preparou uma oferta especial por tempo limitado: na compra de uma Bandeira do Brasil, você recebe de presente um livro conservador exclusivo com conteúdo muito especial às vésperas da eleição. Tudo com FRETE GRÁTIS para todo o Brasil.
Seja na fachada de casa, na janela, em encontros familiares, eventos patrióticos ou nos dias de jogo da Seleção, a bandeira se torna um símbolo de união, esperança e pertencimento.
Não perca essa oportunidade, estampe o seu "amor" e apoie a continuidade do nosso trabalho! Basta clicar no link abaixo:
https://conteudoconservador.news/jco-vende/
Contamos com você!
da Redação