desktop_cabecalho

Ritmo alucinante para a Lava Jato nos próximos dias

Ler na área do assinante

A ‘Lava Jato’ vai fazer o povo delirar nos próximos dias. Um ritmo extremamente forte vai sacudir a maior operação contra a corrupção da história.

Segundo a jornalista Mirian Leitão de ‘O Globo’ ‘há vários motivos para isso, que vão da maneira como a Polícia Federal distribuiu o trabalho no fim do ano até o amadurecimento de investigações que vinham sendo feitas. As operações, que ficaram escassas nos últimos meses, devem ser retomadas neste pós-carnaval’.

O recesso do Judiciário fez com que o ritmo diminuísse, mas ‘passado o carnaval, há uma elevação natural do ritmo em outras atividades. É o que acontecerá a partir das próximas semanas’.

‘Em Curitiba, numa sala blindada trabalham policiais federais da Força-Tarefa para decifrar as informações do sistema Drousys, no qual a Odebrecht escondeu os dados da contabilidade paralela da corrupção. Inicialmente, a empreiteira entregou o sistema incompleto e só no fim do ano passado os investigadores passaram a trabalhar sobre os dados integrais. Essa nova rodada de informações poderá envolver outras pessoas na Lava-Jato ou trazer mais elementos para as atuais investigações. Novos peritos foram enviados a Curitiba para apressar o trabalho de análise desses dados, sobre os quais o Ministério Público também trabalha há algum tempo.’

O ano será muito produtivo, com muitos corruptos sendo encurralados e, ao menos na 1ª e 2ª instâncias, inúmeras condenações.

De qualquer forma, um avanço será finalmente notado nos trabalhos do STF. Políticos com ‘foro privilegiado’ envolvidos em casos de corrupção, finalmente serão julgados. É o caso de Gleisi Hoffmann, por exemplo.

da Redação Ler comentários e comentar