Em jogada de mestre, Mendonça usa o próprio voto de Moraes para embasar decisão de afastar diretor-geral da PF
08/09/2026 às 11:15 Direito e Justiça
André Mendonça afastou preventivamente Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal para evitar "constrangimentos ilegais" e permitir que autoridades e servidores atuem sem interferência.
Segundo o colunista Lauro Jardim, para fundamentar sua decisão, o ministro do STF cita até voto de… Alexandre de Moraes. Mendonça recorreu a declarações do colega de Corte (ou melhor, seu desafeto) durante análise de uma cautelar da ADPF 722.
Diz o jornalista:
Nessa ação, o STF julgou inconstitucional a produção de dossiês pelo Ministério da Justiça contra servidores públicos e professores críticos ao governo.
Ao citar Moraes, Mendonça reproduziu suas seguintes falas:
“Não é permitido a nenhum órgão bisbilhotar, fichar ou estabelecer classificação de qualquer cidadão e enviá-los para outros órgãos”.
“Relatórios de inteligência não podem ser utilizados para punir, mas para orientar ações relacionadas à segurança pública e do Estado”.
Pensando nas eleições e em quem valoriza o patriotismo e o respeito aos símbolos nacionais, o Jornal da Cidade Online preparou uma oferta especial por tempo limitado: na compra de uma Bandeira do Brasil, você recebe de presente um livro conservador exclusivo com conteúdo muito especial às vésperas da eleição. Tudo com FRETE GRÁTIS para todo o Brasil.
Seja na fachada de casa, na janela, em encontros familiares, eventos patrióticos ou nos dias de jogo da Seleção, a bandeira se torna um símbolo de união, esperança e pertencimento.
Não perca essa oportunidade, estampe o seu "amor" e apoie a continuidade do nosso trabalho! Basta clicar no link abaixo:
https://conteudoconservador.news/jco-vende/
Contamos com você!
da Redação