Comando Vermelho cobra taxa sobre água em cidade onde Lula teve 79% dos votos (veja o vídeo)
01/11/2026 às 15:20 Polícia
Moradores de Banabuiú, no Sertão Central do Ceará, estão fazendo fila para comprar água mineral depois que os comerciantes pararam de vender o produto por ameaças do Comando Vermelho, segundo a Revista Oeste. A facção cobra uma taxa por semana de quem quiser vender.
As ameaças começaram em 19 de outubro, com um comunicado chamado de “Edital Banabuiú”, em nome do Comando Vermelho. As cobranças iam de R$ 200 a R$ 750 por semana. No dia 21, sem água para os alunos, uma escola cancelou as aulas.
Três homens foram presos no dia 22, e a Secretaria da Segurança do Ceará diz ter identificado o mandante, que estaria no Rio de Janeiro. O governo estadual mandou caminhões com escolta policial, e a primeira carga, com cerca de mil garrafões, chegou no sábado (31). No segundo turno, Lula (PT) teve 79,17% dos votos válidos na cidade.
Veja o vídeo:
da Redação