desktop_cabecalho

Ranking de reclamações do Banco Central tem a Caixa na ponta

Ler na área do assinante

O ranking de reclamações do mês de julho do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (17), tem a Caixa Econômica Federal no topo.

O índice, divulgado mensalmente, mostra a Caixa, que tem 76.447.040 clientes cadastrados, com 983 queixas consideradas procedentes. Em junho, a Caixa aparecia na segunda colocação, atrás do HSBC. A lista é elaborada pelo BC a partir de reclamações enviadas pelos correntistas à instituição, por telefone, pela internet ou presencialmente.

O segundo lugar é ocupado este mês pelo Bradesco, que teve 975 reclamações julgadas procedentes, seguido pelo Itaú, com 410, Santander, com 232, e HSBC, com 95.

No total de reclamações (resultado do somatório das reguladas consideradas procedentes ou não) foram 4518 contra a Caixa, 3845 contra o Bradesco, 4701 contra o Itaú, 2008 contra o Santander e 428 contra o HSBC.

Em sua defesa, a Caixa Econômica Federal informa que "tem investido em treinamento e capacitação de empregados e em soluções tecnológicas para promover a qualificação do atendimento bancário em respeito aos direitos do consumidor". Ressalta ainda que "revisa permanentemente seus serviços e produtos para garantir a satisfação dos seus clientes e reitera que a redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais são prioridades do banco".

O Bradesco informou que sua posição no ranking do Banco Central "reflete a inclusão de registros específicos decorrentes de processos que já foram ajustados e que visam a constante melhoria no atendimento aos clientes".

O Itaú Unibanco informou que "vem trabalhando continuamente para simplificar processos e agilizar a solução de demandas. As manifestações de nossos clientes são objeto de nossa total atenção, pois são oportunidades de aprimorar serviços e o atendimento".

O Santander ressalta que "tem trabalhado continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis e, dessa forma, melhorar a satisfação e a experiência dos consumidores com o banco".

O HSBC, por sua vez, se manifestou afirmando que "avalia todas as demandas recebidas pelos canais oficiais de atendimento e atua com o foco do cliente para estabelecer melhorias contínuas em seus serviços". Acrescenta que "o banco tem realizado alterações significativas, principalmente, no modelo de gestão e atendimento".

            https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar