Morre, aos 91 anos, o estilista francês Givenchy

O estilista francês Hubert de Givenchy, que dominou a indústria da moda por mais de três décadas e cujas roupas foram usadas por estrelas como Jacqueline Kennedy Onassis, Audrey Hepburn e Grace Kelly, morreu aos 91 anos.

“Monsieur De Givenchy morreu enquanto dormia no sábado, 10 de março de 2018. Seus sobrinhos e sobrinhas compartilham a dor.

O funeral será realizado na mais estrita intimidade”, afirma o comunicado da maison, assinado pela família do estilista.

Desde seu primeiro desfile em 1952 (até a sua saída, em 1995), a maison que levava seu nome, vendida em 1988 para o grupo LVMH, Hubert de Givenchy marcou o mundo da moda pela elegância de suas criações, como o famoso vestido tubinho preto, usado por Audrey Hepburn em "Bonequinha de Luxo" (1961).

Imagem relacionada

Resultado de imagem para audrey hepburn givenchy

Resultado de imagem para hubert de givenchy

Presença imponente na moda desde que apresentou sua primeira coleção em Paris, aos 24 anos, Givenchy se tornou sinônimo de elegância e glamour despretensioso.

Resultado de imagem para hubert de givenchy

Hubert de Givenchy é considerado uma das maiores referências da alta-costura francesa, símbolo da elegância parisiense durante mais de meio século.

Em 2017, seu trabalho em parceria com Audrey Hepburn foi tema de uma grande exposição em sua homenagem no norte da França.

Givenchy posa em frente a alguma de suas obras em uma exposio em sua homenagem em 2016

O estilista nasceu em 1927 em Beauvais, no norte da França, e se mudou para Paris aos 17 anos, para se dedicar à sua paixão.

Resultado de imagem para hubert de givenchy
Sua família — seu pai foi o marquês de Givenchy — esperava que ele se tornasse advogado, mas o jovem de 1,96 metro de altura foi atraído ainda muito jovem pela moda e pelo desenho.

Ele começou sua carreira trabalhando para Jacques Fath e depois para Robert Piguet e Lucien Lelong, antes de ir para a grife de Elsa Schiaparelli, onde rapidamente se transformou em diretor artístico até criar a marca Givenchy, em 1952.

Resultado de imagem para hubert de givenchy

Suas criações características, como as blusas de manga bufante e as calças de barra na altura do tornozelo com bordas franjadas, foram saudadas à época como alternativas descontraídas às cinturas justas e às curvas artificiais do então dominante New Look, de Christian Dior.

Resultado de imagem para givenchy 1988

Seu interesse por tecidos se originou de uma familiaridade precoce com peças finas na casa de seu avô materno, um administrador da tapeçaria Beauvais e Gobelin, e colecionador de tecidos de qualidade.

Resultado de imagem para hubert de givenchy

No nosso ponto de vista, usando as mesmas palavras da maison Givenchy, Hubert de Givenchy sempre vai ser uma  "personalidade inesquecível do mundo da alta-costura francesa, símbolo da elegância parisiense durante mais de meio século".

"Hoje ainda, sua abordagem da moda e sua influência perduram. Sua obra continua sendo tão pertinente hoje como antes", acrescentou a empresa em um comunicado.

Por hoje é só. Até o nosso próximo encontro falando de outro tema importante da moda. Espero vocês. Até lá. Para mais informações sobre moda, beleza e tudo sobre o universo feminino, acesse: www.anjinhadamoda.com.br

Noeli de Carvalho e Silva

Editora - Jornalista e Produtora de Moda - Poetisa - Escritora de Fábulas, Contos, Estórias e Poemas Infantis.

Siga-nos no Twitter!

Mais de Noeli de Carvalho e Silva

Comentários

Notícias relacionadas